Laura Enchioglo   |   25/02/2026 12:09
Atualizada em 25/02/2026 12:22

11º Expo Fórum Visite SP destaca iniciativas da entidade e foco em capacitações; fotos

Evento acontece hoje (25) com uma agenda de conteúdos dedicados ao Turismo do Estado


PANROTAS / Emerson Souza
Toni Sando, presidente do Visite São Paulo
Toni Sando, presidente do Visite São Paulo

O 11º Expo Fórum Visite São Paulo ocorre durante esta quarta-feira (25), no WTC Events Center, em São Paulo. Com o tema "Rotas e Roteiros", o evento reúne o trade turístico para uma série de palestras e conexão com expositores e produtos de São Paulo.

Veja o álbum de fotos abaixo

Logo na abertura do evento, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo CVB, destacou a importância da entidade para os convidados do evento.

"No ano passado, eu e Roberto de Lucena [secretário de Turismo de SP] rodamos o mundo 14 vezes promovendo o Estado de São Paulo. Esse é o tamanho da nossa força, apresentando nossos destinos ao redor do globo e pelo Brasil"

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo

Toni Sando também apresentou uma nova iniciativa da entidade: a Academia Visite São Paulo, que promoverá cursos de Turismo em parceria com outras entidades. Na ocasião, Beth Wada, representando a Universidade Anhembi Morumbi, subiu ao palco para assinar um termo de compromisso com a Academia. Além disso, a Abav-SP | Aviesp, com assinatura do presidente Bruno Waltrick e a diretora executiva Juliana Assumpção, também faz parte da parceria.

PANROTAS / Emerson Souza
Toni Sando, do Visite São Paulo, Juliana Assumpção e Bruno Waltrick, da Abav-SP | Aviesp, assinam termo de compromisso
Toni Sando, do Visite São Paulo, Juliana Assumpção e Bruno Waltrick, da Abav-SP | Aviesp, assinam termo de compromisso

Made In SP e as rotas pelo Estado

Com o tema "Rotas e Roteiros", Toni Sando apresentou os mapeamentos de rotas, roteiros circutios e distritos turísticos do Estado, destacando a importância desse processo na promoção do Turismo.

"Mapear rotas e roteiros é um processo essencial para a governança turística. Temos que pensar que antes da promoção, tem toda uma equipe dedicada ao mapeamento desses espaços, que nos auxiliam a apresentar nossos destinos lá fora"

Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo

Hoje, segundo a Setur-SP, 44% dos municípios já são turísticos, estâncias ou MITs, e o sistema se amplia com os Distritos Turísticos, que são passíveis de benefícios fiscais para a promoção e investimentos no Turismo.

São Paulo na "direção certa"

PANROTAS / Emerson Souza
Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo

Em sua fala, Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, destacou os números que o segmento alcançou no último ano. Segundo ele, o Turismo representa 10% do PIB de todo o Estado.

"Apenas o Turismo no PIB de São Paulo representaria todo o PIB do Estado de Goiás. Isso mostra a força e a capacidade de ampliarmos cada ves mais o segmento em São Paulo, que conta com a sinergia entre o público e privado e um trade turístico especial e engajado"

Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo

A agenda conta com os seguintes destaques:

  • Panorama do Turismo do Estado de São Paulo, com o secretário Roberto de Lucena
  • Talk show Turismo, com Fabio Zelenski, diretor de Marketing do Visite São Paulo
  • Panorama da aviação, com a Abear
  • Tendências da hotelaria, com Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB
  • Panorama da Economia e Turismo, com Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

Veja fotos abaixo:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4536 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.