Victor Fernandes   |   12/09/2023 14:25

Novas montanhas e sustentabilidade são tendências no Turismo de neve

Expo Ski 2023 celebra melhor edição com destinos e temas em alta para o segmento; confira


PANROTAS / Emerson Souza
Adriana Boischio, CEO da Expo Ski
Adriana Boischio, CEO da Expo Ski

"Essa é a melhor edição da Expo Ski. Estou muito feliz e satisfeita com o número de participantes e seus feedbacks", afirmou Adriana Boischio, idealizadora e CEO da feira voltada exclusivamente para o Turismo de neve. Realizada este ano pela primeira vez no Clube Athletico Paulistano, a quarta edição da Expo Ski recebeu 480 visitantes, além de 48 fornecedores – abrangendo operadoras, destinos, hotéis e companhias aéreas.

Entre os destaques da Expo Ski 2023, Adriana citou maior participação de Argentina e Chile, presença de novos destinos, como Andorra, e a discussão de temas relevantes para o segmento, como a sustentabilidade. Confira abaixo.

América do Sul

PANROTAS / Emerson Souza
Natalia Pisoni, do Visit Argentina
Natalia Pisoni, do Visit Argentina

De acordo com a CEO da Expo Ski, fornecedores da Argentina e Chile estão entendendo a importância de participarem da feira, mesmo sendo logo após o fim de sua temporada, inclusive com a Argentina vindo ao evento com maior número de expositores do que na edição passada.

"Argentina e Chile entenderam que é um evento nichado e importante. Não é porque a temporada deles acabou, que não faz sentido participarem. Inclusive, muitos já lançam o tarifário para a próxima temporada", explicou.

Novos Destinos

PANROTAS / Emerson Souza
Jordi Haro, do Turismo de Andorra, e Andrea Marrano, agente de viagens
Jordi Haro, do Turismo de Andorra, e Andrea Marrano, agente de viagens

Entre tendências de novos destinos para os esquiadores brasileiros, Adriana citou Andorra e Japão como bons exemplos. O país europeu, inclusive, participa da Expo Ski pela primeira vez com o seu escritório de Turismo e Grandvalira, a maior área esquiável de Andorra.

"Vendo a participação e interesse da França no mercado brasileiro, Andorra está acompanhando e investindo no Brasil. O destino conta com uma grande área esquiável entre o Sul da França e Espanha, com uma facilidade muito grande para chegar. Você pode fazer um transfer de carro por Barcelona, por exemplo, que é uma das cidades mais turísticas do mundo", afirmou Adriana.

Já o Japão não participa da Expo Ski, mas Adriana afirma ter planos para trazê-los para a quinta edição do evento a ser realizada em 2024. "O Japão tem muitas montanhas, e o brasileiro depois que esquia na América do Sul, Estados Unidos e Europa, procura pelas estações do Japão. Operadoras já sentem demanda pelo destino, mas ainda falta um pouco a conexão do Turismo japonês e a o trade brasileiro. O meu objetivo é trazer o Japão para a Expo Ski", revelou.

Sustentabilidade

PANROTAS / Emerson Souza
Cristian Bernardi e Renata da Matta, da Cervino Green Development
Cristian Bernardi e Renata da Matta, da Cervino Green Development

Nesta quarta edição da Expo Ski, o conteúdo da programação dos workshops está mais diverso, indo além de informações sobre destinos e estações de esqui, para também abordar temas relevantes para o segmento, como jornada digital do cliente, inteligência artificial e sustentabilidade.

Este último, inclusive, é de grande importância para o Turismo de neve e Adriana Boischio, particularmente, por afetar diretamente no clima e na quantidade de neve nas montanhas. "É importante conhecermos o que está sendo feito em termos de sustentabilidade nas estações de esqui. Saber de onde vem a água que estão usando para a produção de neve artificial, saber que estações permitem ou não a entrada de carros, por exemplo", explicou.

A CEO da Expo Ski ainda aproveitou para citar duas iniciativas do Turismo de neve em sustentabilidade, sendo que uma delas está presente no evento como expositora. O Cervino Green Development, presente na Expo Ski 2023, é uma iniciativa de 14 hotéis da região italiana de Cervino que se uniram para aplicarem regras comuns de sustentabilidade.

Outro exemplo citado por Adriana foi a união recente de quatro grupos de montanha, incluindo os gigantes Alterra Mountain Company e Vail Resorts, que "esquecendo a rivalidade, se uniram para se preocupar com o futuro das suas montanhas. Juntos, estes grupos estão criando diretrizes para trabalhar de forma padrão nos Estados Unidos e Europa, prezando pela sustentabilidade", conclui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!