Victor Fernandes   |   12/09/2023 14:25

Novas montanhas e sustentabilidade são tendências no Turismo de neve

Expo Ski 2023 celebra melhor edição com destinos e temas em alta para o segmento; confira


PANROTAS / Emerson Souza
Adriana Boischio, CEO da Expo Ski
Adriana Boischio, CEO da Expo Ski

"Essa é a melhor edição da Expo Ski. Estou muito feliz e satisfeita com o número de participantes e seus feedbacks", afirmou Adriana Boischio, idealizadora e CEO da feira voltada exclusivamente para o Turismo de neve. Realizada este ano pela primeira vez no Clube Athletico Paulistano, a quarta edição da Expo Ski recebeu 480 visitantes, além de 48 fornecedores – abrangendo operadoras, destinos, hotéis e companhias aéreas.

Entre os destaques da Expo Ski 2023, Adriana citou maior participação de Argentina e Chile, presença de novos destinos, como Andorra, e a discussão de temas relevantes para o segmento, como a sustentabilidade. Confira abaixo.

América do Sul

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Natalia Pisoni, do Visit Argentina
Natalia Pisoni, do Visit Argentina

De acordo com a CEO da Expo Ski, fornecedores da Argentina e Chile estão entendendo a importância de participarem da feira, mesmo sendo logo após o fim de sua temporada, inclusive com a Argentina vindo ao evento com maior número de expositores do que na edição passada.

"Argentina e Chile entenderam que é um evento nichado e importante. Não é porque a temporada deles acabou, que não faz sentido participarem. Inclusive, muitos já lançam o tarifário para a próxima temporada", explicou.

Novos Destinos

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Jordi Haro, do Turismo de Andorra, e Andrea Marrano, agente de viagens
Jordi Haro, do Turismo de Andorra, e Andrea Marrano, agente de viagens

Entre tendências de novos destinos para os esquiadores brasileiros, Adriana citou Andorra e Japão como bons exemplos. O país europeu, inclusive, participa da Expo Ski pela primeira vez com o seu escritório de Turismo e Grandvalira, a maior área esquiável de Andorra.

"Vendo a participação e interesse da França no mercado brasileiro, Andorra está acompanhando e investindo no Brasil. O destino conta com uma grande área esquiável entre o Sul da França e Espanha, com uma facilidade muito grande para chegar. Você pode fazer um transfer de carro por Barcelona, por exemplo, que é uma das cidades mais turísticas do mundo", afirmou Adriana.

Já o Japão não participa da Expo Ski, mas Adriana afirma ter planos para trazê-los para a quinta edição do evento a ser realizada em 2024. "O Japão tem muitas montanhas, e o brasileiro depois que esquia na América do Sul, Estados Unidos e Europa, procura pelas estações do Japão. Operadoras já sentem demanda pelo destino, mas ainda falta um pouco a conexão do Turismo japonês e a o trade brasileiro. O meu objetivo é trazer o Japão para a Expo Ski", revelou.

Sustentabilidade

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Cristian Bernardi e Renata da Matta, da Cervino Green Development
Cristian Bernardi e Renata da Matta, da Cervino Green Development

Nesta quarta edição da Expo Ski, o conteúdo da programação dos workshops está mais diverso, indo além de informações sobre destinos e estações de esqui, para também abordar temas relevantes para o segmento, como jornada digital do cliente, inteligência artificial e sustentabilidade.

Este último, inclusive, é de grande importância para o Turismo de neve e Adriana Boischio, particularmente, por afetar diretamente no clima e na quantidade de neve nas montanhas. "É importante conhecermos o que está sendo feito em termos de sustentabilidade nas estações de esqui. Saber de onde vem a água que estão usando para a produção de neve artificial, saber que estações permitem ou não a entrada de carros, por exemplo", explicou.

A CEO da Expo Ski ainda aproveitou para citar duas iniciativas do Turismo de neve em sustentabilidade, sendo que uma delas está presente no evento como expositora. O Cervino Green Development, presente na Expo Ski 2023, é uma iniciativa de 14 hotéis da região italiana de Cervino que se uniram para aplicarem regras comuns de sustentabilidade.

Outro exemplo citado por Adriana foi a união recente de quatro grupos de montanha, incluindo os gigantes Alterra Mountain Company e Vail Resorts, que "esquecendo a rivalidade, se uniram para se preocupar com o futuro das suas montanhas. Juntos, estes grupos estão criando diretrizes para trabalhar de forma padrão nos Estados Unidos e Europa, prezando pela sustentabilidade", conclui.

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