Parque da Chapada dos Veadeiros reabrirá no próximo dia 18

|

Após quatro meses fechado para o público por causa da pandemia de covid-19, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, será reaberto no dia 18 de agosto. Protocolos de higiene e segurança foram implantados para minimizar os riscos de contaminação aos colaboradores, turistas, moradores do entorno, condutores de visitantes e guias de turismo que queiram voltar a frequentar um dos mais belos cartões postais brasileiros.

O parque reabre em um momento de retomada equilibrada e controlada de diversos serviços, inclusive do setor de turismo, e após a publicação de decreto municipal de Alto Paraíso de Goiás, que permite a retomada de atividades econômicas na cidade, mediante fiscalização e aprovação da prefeitura.

Com a implantação das medidas de segurança determinadas pela Secretaria Estadual da Saúde, demais órgãos de saúde pública e em comum acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá receber até 60% da sua capacidade total, e o funcionamento permanece o mesmo, com entrada permitida das 8h às 12h e saída até as 18h.

Divulgação
Destino é composto por milhares de cachoeiras
Destino é composto por milhares de cachoeiras
Neste momento, será permitido o acesso à Trilha Amarela, de 11 quilômetros e que leva aos Saltos, Carrossel e Corredeiras, à Trilha Vermelha, de 11 quilômetros, com acesso aos cânions e à Trilha Azul. A Travessa das Sete Quedas, por ser a mais longa (23,5 quilômetros) e abrigar também o camping, permanecerá fechada. Para a permissão de acesso aos atrativos será respeitada a redução na quantidade de pessoas permitidas, de acordo com a capacidade de cada um deles.

PROTOCOLOS
Como protocolo de segurança e contenção da covid-19, o uso de máscaras será obrigatório para o acesso ao Parque, permanência no Centro de Visitantes e demais espaços internos. Logo na entrada, todos os visitantes terão a temperatura aferida por meio de termômetros infravermelhos e os que registrarem acima de 37,8o não poderão acessar o Parque e serão encaminhados ao serviço público de saúde.

No Centro de Visitantes, bilheteria, lanchonete e também nos sanitários foram instalados dispositivos de álcool em gel e sinalizações que orientam sobre o distanciamento necessário e enfatizam os cuidados com a higiene e segurança dos frequentadores. A loja de souvenirs e a lanchonete também retomam suas atividades, porém não será permitido o consumo de alimentos no interior do Centro de Visitantes, apenas na área externa.

A rotina de limpeza e desinfecção de todas as áreas está ainda mais rígida e com atenção destacada às superfícies manipuláveis. Quanto aos funcionários que atuam no local, todos estarão munidos com os EPIs necessários e terão seus uniformes desinfetados diariamente, assim como os equipamentos utilizados para a limpeza.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA