Da Redação   |   31/03/2022 08:18   |   Atualizada em 08/04/2022 19:58

Como é participar do desfile de Mardi Gras no Universal Orlando

Foram dois anos de hiato dos desfiles de carnaval do parque por causa da pandemia

Divulgação
Foram dois anos de hiato dos desfiles de carnaval do Universal Orlando por causa da pandemia
Foram dois anos de hiato dos desfiles de carnaval do Universal Orlando por causa da pandemia
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS


Foram dois anos de hiato por causa da pandemia. Até que em 2022 o carnaval de Nova Orleans novamente aquece as ruas do Universal Studios Florida nas noites entre o final do inverno americano e o início da primavera. O desfile de carros alegóricos é o ponto alto do Mardi Gras at Universal, mas a programação vai muito além da parada. Por toda parte há comidas tradicionais e bebidas da cidade da Luisiana, e lojas com os famosos colares coloridos, máscaras de carnaval, camisetas temáticas e outras lembranças.

Alguns pontos de venda estão montados especialmente para o período do evento, que este ano termina em 24 de abril. Mas a apimentada gastronomia creole, com ênfase em frutos do mar, faz participação especial nos menus dos restaurantes e lanchonetes dos três parques do resort na Flórida (Universal Studios, Island of Adventure e Volcano Bay) e nos oito hotéis, e há produtos temáticos à venda em várias lojas. Para uma variedade maior, procure a Mardi Gras Tribute Store, na área de Nova York do Universal Studios, perto da atração Revenge of the Mummy (fechada para renovação até o final do verão americano). Nos meses de fevereiro e março, houve ainda shows em determinadas noites de nomes como Jason Derulo, Marshmello, Khalid, Diana Ross e Seal. A festa se estende também para a CityWalk, na entrada do Universal Studios. Que tal um donut em formato de boneco de voodoo coberto com chocolate, recheado com geleia de raspberry e espetado com uma estaca de pretzel?

A maior diversão no Mardi Gras não é comprar colares, e sim conquistá-los durante o desfile, como acontece em Nova Orleans. Ainda que o ambiente da parada no Universal Studios seja familiar, como convém a um parque temático em Orlando. Durante a passagem dos carros alegóricos, os participantes jogam os colares de contas para quem estiver assistindo ao desfile pelas ruas do parque. Crianças, jovens e adultos vibram. Cada carro alegórico tem colares de cores específicas, o que faz com que a brincadeira continue depois da parada, com um troca-troca de colares entre a audiência. Algumas crianças conseguem pegar tantos que mal dá para ver o pescoço. O desfile de Mardi Gras passa pelas áreas de Hollywood, Production Central e New York, as que ficam mais perto da entrada principal do Universal Studios.

Organizar a programação para estar no parque no horário do desfile é uma ótima dica para quem estiver indo para Orlando até o final de abril. E, o que é ainda mais divertido: é possível participar do desfile sem custo extra além do ingresso do parque. Há uma fila virtual, na qual quem estiver interessando pode ser inscrever no dia. Este ano, a PANROTAS entrou na passarela no topo do carro número 4 (são 12, sendo que seis estrearam em 2022).

COMO É DESFILAR

A concentração para o desfile é na arena do Animal Actors on Location, na Woody Woodpecker’s Kidzone (a área infantil do pica-pau), à direita da entrada principal do Universal Studios Florida, quase em frente à clássica E.T. Adventure. Quem quiser conseguir um lugar no carro para desfilar, tem de chegar à concentração pelo menos uma hora antes do início da parada, que tem duração de cerca de 30 minutos. Depois de assinar um termo de cessão de imagem, o participante recebe uma espécie de abadá colorido com detalhes em dourado. Cada cor corresponde a um carro. O embarque é nos bastidores, onde as regras são explicadas. O que não pode: mudar de lugar no carro, beber ou comer, arremessar colar na cabeça de alguém. O que pode (e deve) ser feito: dançar, fazer contato visual, jogar os colares nas mãos de quem estiver pedindo. Nos bastidores, não é permitido filmar nem fotografar.

Neste último parágrafo deixo a objetividade jornalística um pouco de lado para contar que participar do desfile de Mardi Gras no Universal Studios foi uma das experiências mais divertidas que já tive em um parque temático na Flórida. É uma delícia distribuir os colares de contas coloridas e é emocionante ver a alegria das pessoas, principalmente das crianças, quando conseguem pegar um. Há muitos colares para serem jogados, ou seja, é difícil alguém sair frustrado, seja desfilando ou assistindo à parada. Ao final, quem desfila tem direito de ficar com dez colares. Assim como acontece com a audiência, os participantes trocam os colares entre si depois do desfile. E volto para casa com um de cada cor.

O Portal PANROTAS viajou a convite do Universal Orlando Resort, com seguro viagem GTA, incluindo proteção contra covid-19.

Tópicos relacionados