Laura Enchioglo   |   26/01/2024 11:24
Atualizada em 26/01/2024 11:25

Atração do Universal Hollywood, Studio Tour completa 60 anos

Desde 196, mais de 200 milhões de visitantes curtiram a famosa e icônica experiência

Divulgação
Atração do filme Nope no Studios Tour
Atração do filme Nope no Studios Tour

Em 1964, o Universal Studios Hollywood, então chamado de Universal City Studios, lançou sua frota de Glamor Trams, convidando os turistas a "ver as filmagens das produções atuais, tanto de longa-metragem quanto de televisão, que estão sendo feitas no Universal City", de acordo com o comunicado de imprensa original da atração, emitido em 4 de julho de 1964. Este ano celebra o marco de 60 anos do Studio Tour e os mais de 200 milhões de visitantes que experimentaram essa atração.

Os bondes Glamor Trams vermelhos e brancos, com seus toldos com babados, faziam passeios cinco vezes por dia, cada um com duração de pouco mais de duas horas, de segunda a sexta-feira. Naquela época, o ponto de entrada para os visitantes era o The Tourist Center, localizado no Universal Commissary Building, onde eram exibidas demonstrações de maquiadores, truques de fotografias e adereços especiais.

Os célebres bondes já não existem mais e foram substituídos por uma experiência de 60 minutos. O Studio Tour está convertendo sua frota de 21 motores diesel-hidráulicos em bondes elétricos para ajudar a reduzir as emissões de carbono e melhorar a experiência dos visitantes, reduzindo o ruído associado ao motor diesel-hidráulico.

O cargo para guia do Studio Tour se tornou, inclusive, uma vaga disputada na Universal, já que se transformariam em “aprendizes” de Hollywood. Dezenas de produtores, diretores, artistas, profissionais de cinema e TV, bem como executivos do setor, começaram suas carreiras como guias do Studio Tour e, até hoje, estão entre os líderes que conduzem o Studio Tour e o Universal Studios Hollywood.

Uma linha do tempo

As antigas atrações do Studio Tour incluíam a Parting of the Red Sea (1973), que demonstrou uma das primeiras técnicas de efeitos especiais, e o Ice Tunnel (1975), que trouxe os efeitos de uma forte tempestade de neve, bem como um rápido deslizamento de pedras falsas em uma encosta e uma “quase” colisão com o Runaway Train.

Em 1971, o Flash Flood deu aos visitantes uma visão única dos bastidores dos efeitos climáticos do cinema. Anos depois, a atração continua sendo um elemento importante do Studio Tour.

O Jaws Lake entrou na atração em 1976, um ano após a estreia do filme do cineasta vencedor do Oscar Steven Spielberg, que resistiu ao teste do tempo como uma das principais atrações do Studio Tour atualmente.

Em 1989, Earthquake fez com que os visitantes experimentassem um terremoto fabricado, mas assustadoramente realista, de magnitude 8,3. O Earthquake, que continua a agitar as coisas no Studio Tour, será relançado com tecnologia e estética atualizadas e contemporâneas.

As adições progressivas ao Studio Tour deram um salto em 1991 em direção ao que estava por vir no Universal Studios Hollywood. Foi um processo gradual que começou com a estreia do Animal Actors' Stage em 1970, uma atração que permaneceu até pouco tempo, quando o espaço foi reimaginado para a próxima montanha-russa do parque temático, com a temática Fast & Furious.

Ainda em 1991, The E.T Adventure abriu caminho para a chegada de atrações como Back to the Future - The Ride, em 1993, e Jurassic Park - The Ride, em 1996, que foi reverenciada como um divisor de águas para o parque temático.

Em 2005, um cenário original do filme Guerra dos Mundos, sucesso de bilheteria de Steven Spielberg, aterrissou como uma nova atração do Studio Tour, na qual os bondes atravessam uma cena que retrata uma pequena cidade devastada por um acidente com um avião 747, cercada por destroços e escombros.

Quando a atração King Kong de 1986 foi destruída no incêndio de 2008, o primata gigante ressurgiu em 2010 como King Kong 360-3D, uma atração exclusiva no Studio Tour, inspirada no filme vencedor do Oscar do cineasta Peter Jackson.

TRANSFORMERS: The Ride-3D, sob licença da Hasbro, preparou o terreno para a transformação do parque temático que começou em 2012, elevando o nível do entretenimento imersivo e tecnologicamente avançado. Inspirada no tema de ação e aventura característico da franquia, a atração infundiu uma pista de corrida cheia de adrenalina de vários níveis e efeitos especiais viscerais com um dos mais elaborados sistemas de simulação de voo já criados.

Em 2014, Despicable Me Minion Mayhem e Super Silly Fun Land trouxeram a franquia de filmes indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro da Universal Pictures e Illumination.

Em 2015, houve a introdução de duas grandes adições ao parque temático. Springfield, U.S.A., uma área em torno da The Simpsons Ride, inaugurada em 2008; e Fast & Furious-Supercharged, uma atração em 3D-HD de alta velocidade inspirada na franquia de filmes mais bem-sucedida de todos os tempos da Universal Pictures e com a participação dos membros do elenco dos filmes.

The Wizarding World of Harry Potter foi transformador para o Universal Studios Hollywood quando a área temática foi inaugurada em 2016, inspirada nas histórias e personagens de J.K. Rowling que ganharam vida nos filmes da Warner Bros.

Em 2019, Jurassic World-The Ride substituiu Jurassic Park-The Ride, com a adição de dinossauros mecânicos e de efeitos especiais.

Em 2021, a franquia The Secret Life of Pets foi transformada na The Secret Life of Pets: Off the Leash. A atração combinou reconhecimento facialcom rastreamento aprimorado de gestos, ajudando a identificar cada visitante como um filhote de cachorro de rua na busca definitiva para encontrar seu lar eterno.

O cenário original de Jupiter's Claim do filme de terror de Jordan Peele, NOPE, tornou-se a mais recente adição ao Studio Tour em 2022. O cenário foi desmontado na pós-produção e transportado para o Universal Studios Hollywood, onde foi reconstruído no local, com adereços e detalhes originais do filme para os fãs do Studio Tour apreciarem.

Tópicos relacionados