Universal planeja as montanhas-russas mais altas da Europa para parque no Reino Unido
Novo parque poderá contar com montanhas-russas de até 115 metros de altura, superando a atual recordista

O Reino Unido pode se tornar o novo lar das maiores e mais radicais atrações da Europa. A Universal Destinations & Experiences confirmou planos ambiciosos para construir um parque temático de na cidade de Bedford, com inauguração prevista para 2031, com atrações que prometem bater recordes.
Segundo os documentos submetidos às autoridades britânicas, o novo parque pode ostentar montanhas-russas de até 115 metros de altura — superando a atual recordista europeia, Red Force, na Espanha (112m), e a Hyperia, no Thorpe Park, que hoje lidera no Reino Unido com 72m.
Em seus planos, a Universal destacou que “atrações mais altas são mais comuns na Europa, onde o espaço é mais limitado e a altura ajuda a intensificar a experiência”. O parque britânico deve oferecer “montanhas-russas cheias de adrenalina”, espetáculos grandiosos e encontros com “criaturas, heróis e vilões” do universo cinematográfico.

Em carta oficial divulgada no fim de junho, a Universal detalhou os próximos passos do projeto. A empresa solicitou ao governo britânico a concessão de um Special Development Order (SDO), espécie de autorização especial de desenvolvimento, por meio do Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local. A proposta conta com o apoio formal do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte (DCMS).
De acordo com o documento, o complexo de entretenimento incluirá um parque temático com diversas “lands” temáticas, hotéis, lojas, restaurantes e atrações noturnas. A Zona Central (área do parque temático com entrada paga) estará normalmente aberta ao público das 7h às 23h, sete dias por semana, incluindo feriados. No entanto, horários estendidos estão planejados para eventos especiais, como o Halloween Horror Nights.
O projeto promete ainda movimentar a economia local em grande escala: a expectativa é gerar quase £50 bilhões em benefícios econômicos e criar cerca de 28 mil empregos. A empresa também se comprometeu com melhorias estruturais importantes, como a ampliação da estação ferroviária de Wixams e novos acessos viários.