Pedro Menezes   |   11/12/2025 11:37
Atualizada em 11/12/2025 11:38

Disney e OpenAI fecham acordo bilionário para levar personagens icônicos ao Sora

Sora utilizará um catálogo com mais de 200 personagens de Disney para criar vídeos de IA

Divulgação
Entre os personagens disponíveis estarão Mickey e Minnie, Simba, Ariel, Moana, os heróis da Marvel, além de figuras clássicas de Star Wars como Darth Vader, Yoda e Luke Skywalker
Entre os personagens disponíveis estarão Mickey e Minnie, Simba, Ariel, Moana, os heróis da Marvel, além de figuras clássicas de Star Wars como Darth Vader, Yoda e Luke Skywalker

O The Walt Disney Company e a OpenAI anunciaram um acordo inédito que tornará a Disney o primeiro grande estúdio a licenciar conteúdo para o Sora, plataforma de vídeos curtos gerados por Inteligência Artificial da OpenAI. O contrato, com duração de três anos, une a inteligência artificial à indústria do entretenimento.

Pelo acordo, o Sora poderá gerar vídeos curtos a partir de prompts criados pelos usuários, utilizando um catálogo com mais de 200 personagens de Disney, Pixar, Marvel e Star Wars (incluindo ambientes, figurinos, veículos e elementos icônicos dessas franquias). A parceria também permitirá que imagens geradas via ChatGPT Images usem o mesmo conjunto de propriedades intelectuais, sem vozes ou likeness humanos.

Além de licenciar conteúdo, a Disney se tornará um grande cliente da OpenAI, adotando APIs para desenvolver produtos e experiências, inclusive no Disney+. Como parte da transação, a Disney fará um investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI, com direito a adquirir participações adicionais no futuro.

“Esta colaboração nos permitirá estender de forma responsável o alcance do nosso storytelling por meio da IA generativa. Pela primeira vez, fãs poderão interagir com nossos personagens de maneiras mais pessoais e criativas"

Robert A. Iger, CEO da Disney

Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, reforçou o caráter inovador da parceria. “Disney é o padrão ouro em storytelling. Estamos empolgados em combinar nossa tecnologia com seu legado para expandir a maneira como pessoas criam e vivenciam conteúdo.”

A previsão é que vídeos inspirados pelos fãs e gerados com personagens licenciados comecem a aparecer no Sora e no Disney+ no início de 2026. Entre os personagens disponíveis estarão Mickey e Minnie, Simba, Ariel, Moana, os heróis da Marvel, além de figuras clássicas de Star Wars como Darth Vader, Yoda e Luke Skywalker.

A conclusão definitiva do acordo depende de aprovações corporativas e condições regulatórias usuais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4602 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.