Felipe Lima   |   04/12/2018 18:16

Brasil poderá não estar mais no Top City Destination em 2019

Por mais que as expectativas do Rio de Janeiro, o único representante do Brasil na pesquisa, seja positiva, sua saída do ranking é prevista 

Pixabay
Rio de Janeiro teve uma queda de 2,5% no número de chegadas internacionais de 2016 para 2017
Rio de Janeiro teve uma queda de 2,5% no número de chegadas internacionais de 2016 para 2017
A Euromonitor International revelou hoje o Top 100 City Destination 2018, destacando as 100 cidades mais visitadas em 2017 de acordo com o número de viagens internacionais, bem como estimativas para este ano.

O Rio de Janeiro é o único destino brasileiro que está no ranking, situado na 94ª posição. De 2016 para 2017, a capital fluminense obteve uma queda de 2,5% no número de chegadas internacionais, resultando na perda de oito posições no ranking. Para este ano é estimado um crescimento de 2,4%, contudo, apesar da performance positiva, é prevista sua saída da lista.

GLOBAL

“O Turismo internacional em nível global deverá apresentar um crescimento de 5%, chegando a 1,4 bilhão de viagens em 2018. Ao considerarmos este crescimento somente aos 100 principais destinos, a taxa sobe para 7,5%. Isso indica que as principais cidades estão superando o crescimento global, com os centros urbanos ampliando sua importância para a indústria global de Turismo”, afirma o consultor de Turismo da Euromonitor International, Wouter Geerts.

O ranking indica que seis das dez cidades mais visitadas do mundo estão na Ásia, sendo elas: Hong Kong, Bangkok, Cingapura, Macau, Kuala Lumpur e Shenzhen. “A Ásia continua em ascensão, representando 41 das 100 cidades mais visitadas globalmente em 2018, quatro a mais do que foi registrado no ranking em 2012”, destaca Geerts.

Enquanto a Ásia domina o ranking, cidades do Oriente Médio e África, como Jerba, Sousse e Sharm el Sheikh saem do ranking nos últimos anos devido, principalmente, aos ataques terroristas e subsequente queda na demanda de Turismo. Em contrapartida, a Turquia se recupera de um período conturbado em 2016 e apresenta bom desempenho.

O relatório também destaca a presença de três cidades inéditas no ranking: Batam, na Indonésia, que subiu 31 posições desde 2012 e reforça o time das cidades asiáticas; Santiago, no Chile, que apresentou um forte crescimento de 18% em 2017 e subiu 17 posições desde 2012; e Porto, em Portugal, que subiu 42 posições a partir dos últimos cinco anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS