Movida

Vinicius Novaes   |   13/05/2020 11:17   |   Atualizada em 13/05/2020 11:22

Alta temporada no Rio de Janeiro foi positiva, indica IBGE

Estudo foi divulgado pelo IBGE

O setor de serviços do País apresentou uma queda de 6,9% em março deste ano, como apontou a pesquisa mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O motivo, segundo o instituto, foi a pandemia do novo coronavírus.

Realizada em 12 Estados do Brasil, a pesquisa, no entanto, indicou que no Rio de Janeiro a queda relacionada ao setor de serviços foi de 9,2%, impulsionada, principalmente, pela crise que atingiu a hotelaria e os restaurantes.
O índice indicativo do Turismo mostra que houve um decréscimo de 30% no Brasil e 36,6% na capital fluminense.

Unsplash
No entanto, o secretário de Turismo do estado, Otavio Leite, ressaltou que o índice de volume das atividades turísticas que o IBGE apresentou mostrou que o Rio de Janeiro foi a única capital, dentre as pesquisadas, que vinha aumentando consideravelmente o seu índice nos últimos três meses.

“Os dados referentes a dezembro, janeiro e fevereiro trazem indicadores que revelam que houve um aumento na receita bruta de serviços que pode ocasionar em mais emprego e renda. Era de se esperar que nosso Estado sofresse o maior impacto dentro do cenário da pandemia”, afirmou.

Ainda de acordo com Leite, o Rio de Janeiro veio de uma alta temporada melhor do que nos últimos dois anos. Em dezembro o índice foi superior em 4,9%, em janeiro o crescimento foi de 9% e, em fevereiro, 18,8%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias