Artur Luiz Andrade   |   28/08/2020 12:41
Atualizada em 28/08/2020 16:34

Brasil: imagem negativa com covid-19 e desejo de viajar para Exterior

Alemanha, Nova Zelândia, Suíça, Japão e Canadá são destinos com imagem positiva e que podem atrair viagens

Pesquisa da Anholt-Ipsos, divulgada pela US Travel Association, mostra que a maioria dos viajantes internacionais se sentirá mais confortável realizando viagens domésticas (em oposição às para o Exterior) nos próximos cinco anos. E os que se sentem seguros para fazer uma viagem internacional, no mesmo período, preferem visitar países que se saíram bem no combate e contenção da pandemia de covid-19.

A única exceção na pesquisa foram os brasileiros, que mostraram índices iguais de segurança para viagens domésticas e internacionais. Ou seja, assim que as fronteiras reabrirem, podem esperar um boom de brasileiros mundo afora (onde formos permitidos entrar, claro). Os brasileiros apresentam um índice alto de confiança para viagens internacionais, o quarto maior da lista, mas o mais baixo para as viagens domésticas (veja abaixo).
IPSOS
Baseados no critério de países que combateram bem a covid-19, os respondentes elencaram seus Top 5 para viagens: Alemanha, Suíça, Canadá, Nova Zelândia e Japão. Já a visão de quem combateu melhor a crise de saúde muda apenas a ordem dos países: Alemanha, Canadá, Nova Zelândia, Suíça e Japão.

IPSOS
O Top 15 de destinos que os viajantes globais buscariam nos próximos cinco anos inclui ainda: Austrália, Noruega, Áustria, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Finlândia, Suécia, Reino Unido e Taiwan.

BRASIL NA LISTA NEGATIVA
Já os países que estão com imagem negativa devido à forma como combateram a covid-19 são, segundo a pesquisa: Estados Unidos, Brasil, Índia, Nigéria e México. Ou seja, das 50 nações elencadas pelos respondentes, essas são as com as cinco piores notas. São destinos que precisam de um trabalho para reconquistar a confiança do viajante internacional.

IPSOS
VIAGENS DOMÉSTICAS

Pelo resultado da pesquisa, pelos próximos cinco anos os países precisão realinhar suas estratégias para o Turismo, pois as viagens domésticas serão prioridades. Promoções, itens de segurança e oportunidades poderão atrair os viajantes internacionais.

A pesquisa ressalta que ainda há um número de viajantes dispostos a ir ao Exterior, portanto não se trata de uma paralisação das viagens internacionais. Como os países reagem e reagiram à crise será determinante para essa escolha do viajante.

“Esses dados confirmam que uma boa governança, especialmente quando ela também produz benefícios além das fronteiras da nação, é decisiva para uma reputação positiva internacionalmente. Em contrapartida, essa reputação tende a atrair comércio, Turismo, investimentos estrangeiros e talentos. No atual mundo de desafios globais, fazer bem e fazer o bem são inseparáveis”, disse Simon Anholt.
IPSOS
Para onde os viajantes internacionais estariam propensos a viajar
Para onde os viajantes internacionais estariam propensos a viajar

PESQUISA

Foram entrevistadas 20 mil pessoas on-line, em julho e agosto. Em 2020, a pesquisa monitorou os seguintes países: Estados Unidos e Canadá, na América do Norte; Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Irlanda do Norte, Noruega, Polônia, Rússia, Escócia, Espanha, Suécia, Suíca, Reino Unido, Ucrânia e País de Gales, na Europa; Austrália, China, Índia, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia, na Ásia/Pacífico; Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru, na América Latina; Catar, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio; e Botswana, Egito, Quênia, Nigéria e África do Sul, na África.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.