São Paulo e Rio entre cidades mais desejadas por brasileiros

|

PANROTAS / Emerson Souza
A capital paulista aparece nos rankings de grandes cidades e de destinos gastronômicos
A capital paulista aparece nos rankings de grandes cidades e de destinos gastronômicos
São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza são as cidades que os brasileiros mais planejam visitar em suas futuras viagens domésticas. É o que aponta uma pesquisa recente conduzida pela Booking.com, realizada apenas em território nacional. A capital paulista também aparece em terceiro lugar no ranking de destinos gastronômicos que os brasileiros mais desejam, atrás apenas de Gramado e Campos do Jordão.

Os viajantes brasileiros já têm em mente quais cidades eles querem conhecer no futuro, sejam elas grandes ou pequenas, no campo ou na praia, ou que oferecem diferentes tipos de experiências. As cidades que os turistas de todo o Brasil mais estão planejando visitar são:

  • Praias: Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL) e Florianópolis (SC)
  • Destinos de natureza: Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Chapada Diamantina (BA)
  • Grandes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE)
  • Cidades pequenas: Gramado (RS), Paraty (RJ) e Bonito (MS)
  • Montanha/Serra: Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Petrópolis (RJ)
  • Destinos com oferta gastronômica: Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e São Paulo (SP)
  • Destinos sustentáveis: Caldas Novas (GO), Fortaleza (CE) e Arraial do Cabo (RJ)

As praias são os locais mais cobiçados para as futuras viagens por 60% dos brasileiros, enquanto os destinos de natureza são os mais desejados por 42% dos turistas do País. Em níveis regionais, a pesquisa revelou que 70% dos viajantes da região Sudeste pretendem visitar o litoral do Brasil, seguidos dos turistas do Sul com 63%, do Nordeste com 60%, do Centro-Oeste com 57% e do Norte com 51%. Já explorar as paisagens naturais será a opção de 45% de viajantes do Sudeste, 43% do Sul e 42% do Nordeste. Enquanto isso, conhecer grandes cidades é a vontade de 44% de pessoas das regiões Norte e Centro-Oeste para as próximas viagens.

O levantamento também mostrou que a maioria dos viajantes do País gosta de explorar destinos bem longe de suas casas, dado que 60% revelaram que preferem viagens de longa distância, principalmente os turistas da região Sul (64%). Outra característica comum dos brasileiros é apreciarem viagens relaxantes (53%), enquanto 47% preferem aventuras e viagens cheias de atividades para fazer.

O estudo foi realizado com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, mil entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2021.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA