Quer investir em viagens solo? Veja 7 dicas para acertar

|

PANROTAS / Renê Castro
Tailândia é um dos destinos da lista
Tailândia é um dos destinos da lista
De acordo com pesquisas da Booking.com, viajar a sós é uma tendência que está ganhando força. Os dados da plataforma antes da pandemia mostravam que apenas 25% dos viajantes brasileiros planejavam viajar sozinhos e, agora, 39% deles afirmam que planejam fazer uma viagem solo no futuro.

Por isso, a Booking.com reuniu dicas e informações para ajudar as pessoas a aproveitar melhor essa aventura, e selecionou destinos com base em recomendações feitas por viajantes na plataforma, levando em conta fatores essenciais para viagens solo, como bom transporte público e moradores locais simpáticos.

1 - CULINÁRIA LOCAL

Para realmente saborear um destino, é preciso vivenciá-lo como as pessoas que moram lá, e isso certamente vale para as iguarias locais. Então, nada melhor que provar a gastronomia da região para conhecê-la de verdade. Para 86% dos viajantes brasileiros, a culinária local é um fator importante na hora de escolher um destino.

Quem não quiser se arriscar demais e comer sem companhia em um restaurante pode optar pela comida de rua – uma forma de provar diversas guloseimas locais em um ambiente mais descontraído. Por exemplo, as ruas de Bangkok, na Tailândia, estão repletas de mercados gastronômicos e ambulantes, o ambiente perfeito para viajantes que gostam de uma boa comida. É por isso que Bangkok é um dos destinos mais recomendados pela culinária local por viajantes da Booking.com. Visitantes podem provar iguarias como a salada de mamão picante ou o famoso pad thai.

Dica útil: Qualquer que seja o destino, é importante pesquisar a culinária local antes de viajar, para planejar o cronograma gastronômico e ter uma ideia de quais lugares são realmente imperdíveis, seja uma barraca de comida de rua ou um restaurante requintado.

2 - ESCOLHAS DIFERENTES

Viajar sem companhia significa que não haverá discussões nem acordos na hora de escolher onde ir e o que fazer. Então, uma boa pedida é fazer um caminho que saia do óbvio. Pouco mais da metade (56%) dos viajantes brasileiros vão querer experiências mais rurais e alternativas. Esses destinos menos visados proporcionam a oportunidade de conhecer outros viajantes com a mesma mentalidade, em busca de experiências semelhantes.

Além disso, é importante poder contar com pessoas simpáticas quando se viaja para lugares alternativos. Por isso, Chajari, na Argentina, entra no topo da lista. Esse tesouro escondido no nordeste de Entre Ríos é muito recomendado por viajantes da Booking.com por ter pessoas hospitaleiras que podem dar dicas sobre a região. Ali, os visitantes podem vivenciar a Argentina rural e até se hospedar em um hotel-fazenda.

Dica útil: Perguntar para o anfitrião ou proprietário da acomodação quais são as atividades ou locais imperdíveis. Pode parecer óbvio, mas as dicas dos moradores locais ajudam a encontrar os tesouros escondidos que o destino oferece.

3 - OPÇÕES URBANAS

Nem todas as viagens solo precisam terminar no cume de uma montanha. Um breve passeio por uma cidade pode ser igualmente gratificante e repor as energias, além de ser uma ótima oportunidade para aproveitar o agito de um novo destino e conhecer uma metrópole. Porto, em Portugal, por exemplo, pode ser um destino perfeito para quem quiser se aventurar a sós.

A segunda maior cidade de Portugal é uma central de cultura e entretenimento localizada no litoral. Além disso, é famosa pela produção do vinho do Porto. Essa cidade é muito recomendada por viajantes da Booking.com por seus moradores hospitaleiros. Assim, os viajantes encontram pessoas simpáticas e fazem novas amizades quando saem para passear às margens do Douro ou conhecer o centro histórico.

Dica útil: Conhecer a cidade a pé para se orientar melhor e vivenciar o local. Em muitos destinos, é possível participar de um passeio guiado a pé para ver todas as facetas da cidade enquanto aprende mais sobre a história e cultura do lugar.

4 - COMPRAS

Uma viagem solo é a oportunidade ideal para curtir passatempos e hobbies favoritos, e 74% dos viajantes brasileiros querem escolher um destino com base na possibilidade de fazer boas compras. Então, uma viagem a sós é perfeita para quem gosta de moda e de ir às compras. Nova York, por exemplo, é conhecida por ser uma das capitais da moda do mundo, além de ser um destino muito recomendado por viajantes da Booking.com para fazer compras. Em Manhattan, há lojas famosas, pop-up stores e sample sales para descobrir novas marcas e tendências.

Dica útil: É muito importante saber escolher a época certa para viajar. Para aproveitar a temporada de promoções (ou evitá-la), a dica é pesquisar muito bem quando ela acontece no destino antes de fazer uma reserva.

5 - RELAXAR

Viajar solo é a oportunidade perfeita para se colocar em primeiro lugar, relaxar e descontrair. Se a ideia é passar o dia todo na praia lendo ou fazer uma caminhada sem pressa no litoral para curtir a brisa do mar, Sydney, na Austrália, é ideal. As praias de areia branca e os restaurantes à beira mar são lugares perfeitos para admirar o movimento. Não é surpresa que Sydney seja um dos destinos mais recomendados na Booking.com por viajantes do mundo todo que adoram suas praias. No quesito acomodação, viajantes solo que quiserem se presentear com uma sessão de mimos também devem visitar um dos luxuosos hotéis com spa da cidade.

Dica útil: Não esquecer de pesquisar o tipo de praia. Por exemplo: evitar praias de cascalho se preferir pisar na areia macia.

6 - ATIVIDADE INESQUECÍVEL

Viajar a sós é uma oportunidade incrível de se aventurar, fazer algo fora da rotina e criar lembranças para a vida toda. Reykjavik, na Islândia, por exemplo, atrai viajantes do mundo todo que querem vivenciar uma experiência inesquecível – seja para ver a aurora boreal ou observar baleias. É fácil entender por que Reykjavik é um dos destinos mais recomendados na Booking.com por viajantes em busca de aventura. Ali não faltam opções para uma viagem solo!

Dica útil: Tirar muitas fotos, mesmo que seja dos menores detalhes. Dessa forma, é possível rever as imagens e lembrar da experiência em determinado destino. Levar um bastão de selfie para conseguir achar o ângulo certo para sair nas fotos também vale a pena.

7 - TRANSPORTE

Vivenciar um destino não tem só a ver com os lugares que visita e os pratos que prova. Também tem a ver com detalhes como conhecer o transporte público – especialmente em Tóquio, no Japão, onde é possível usar alguns dos transportes públicos mais modernos do mundo. Dados da Booking.com revelam que Tóquio é um dos destinos mais recomendados por viajantes em busca de transporte público acessível. É uma ótima oportunidade de conhecer melhor um destino, além de ser uma solução econômica para quem viaja sem companhia.

Dica útil: Salvar mapas que funcionem off-line. Assim, é possível passear pelo destino tranquilamente, mesmo que o celular esteja sem sinal ou Wi-Fi.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA