Laura Enchioglo   |   24/08/2023 10:46

Dubai: visitantes brasileiros crescem 19% em compração ao pré-pandemia

Destino recebeu 8,55 milhões de turistas internacionais no primeiro semestre deste ano

Divulgação
Dubai recebeu recorde de turistas brasileiros em 2022
Dubai recebeu recorde de turistas brasileiros em 2022

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu recorde de visitantes brasileiros em 2022. Impulsionado pela Expo 2020 e pela Copa do Mundo no Qatar, o destino alcançou, durante o ano, 13% a mais de turistas brasileiros do que o registrado em 2019. Em 2023, o saldo continua positivo: no primeiro semestre deste ano, o número de visitantes brasileiros em Dubai foi 19% maior do que o registrado no primeiro semestre de 2019.

Ainda, no primeiro semestre de 2023, Dubai recebeu 8,55 milhões de visitantes internacionais, superando o volume registrado no mesmo período em 2019, que foi de 8.36 milhões. Os dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai ainda demonstram crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2022.

Além do número de turistas, os resultados da indústria hoteleira, como taxa de ocupação, número de noites e RevPAR (indicador de performance usado no mercado hoteleiro), também refletem os esforços de divulgação do destino, que investe em campanhas direcionadas, em colaboração com stakeholders do setor e parceiros globais.

“Esse aumento significativo marca um novo recorde para o setor de Turismo em Dubai e é o resultado de uma estratégia coordenada em linha com a Agência Econômica D33, que planeja consolidar a cidade entre as principais economias do mundo e na qual o turismo possui papel fundamental”

Helal Saeed Almarri, diretor Geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai

A região dos países do Golfo Pérsico e Oriente Médio continua sendo a principal emissora de passageiros à Dubai, respondendo por 28% dos visitantes no primeiro semestre de 2023. A Europa Ocidental vem em seguida, responsável por 20% das emissões. As Américas respondem por 7% dos turistas internacionais do primeiro semestre.

Hospitalidade

Entre as mais altas do mundo, atualmente, a ocupação média dos hotéis de Dubai é de 78% e está acima da registrada no mesmo período de 2019. O setor também registra uma alta de 13% no número de hotéis e de 26% na disponibilidade de quartos: hoje são 810 estabelecimentos hoteleiros e 148.689 quartos disponíveis. A estadia média na cidade é de 3,9 dias, uma evolução ao registrado antes da pandemia. O RevPar também cresceu 24% nos primeiros seis meses deste ano, em relação à 2019.

“O desempenho da indústria no primeiro semestre valida a estratégia de nossa liderança voltada a posicionar Dubai como a melhor cidade do mundo para visitar, viver e trabalhar. Em um ecossistema altamente competitivo, Dubai conseguiu se manter à frente, destacando, principalmente, a diversidade de seu portfólio”, completa Issam Kazim, CEO da Corporação de Dubai para Marketing de Turismo e Comércio.


Tópicos relacionados