Karina Cedeño   |   08/05/2025 12:05

Washington, DC bate recorde de turistas em 2024; Brasil é 12º maior mercado internacional

Crescimento expressivo ocorre após aumento no investimento em marketing e vendas do destino


Flickr / Omer Salom
Recorde histórico supera em 1,25 milhão o número de turistas que viajaram à cidade em 2023
Recorde histórico supera em 1,25 milhão o número de turistas que viajaram à cidade em 2023

Washington, DC recebeu no ano passado mais de 27,2 milhões de visitantes, recorde histórico que superou em 1,25 milhão o número de turistas que viajaram à cidade em 2023.

A Destination DC (DDC), organização oficial de marketing do destino, anunciou hoje o impacto econômico desses números: são US$ 11,4 bilhões em gastos, US$ 2,3 bilhões em receita tributária e 111,5 mil empregos sustentados.

"Washington, DC recebeu mais pessoas do que nunca pelo segundo ano consecutivo. Como uma organização de desenvolvimento econômico, fico igualmente animado em ver os resultados diretos do aumento de investimento em Turismo retornarem para a economia da cidade. O impacto da visitação é imediato e é muito significativo para o equilíbrio financeiro de DC"

Elliott L. Ferguson, II, presidente e CEO da DDC

Brasil na 12ª posição do ranking de mercados internacionais

O Brasil ocupa a 12ª posição no ranking de mercados internacionais para Washington, DC em 2024. Canadá, Reino Unido e Índia ocupam as três primeiras posições no ranking.

A participação brasileira nos números é estratégica, já que turistas internacionais permanecem mais tempo na cidade e gastam, em média, o dobro dos visitantes domésticos. Em 2024, os 2,2 milhões de visitantes internacionais representaram apenas 8% do total de turistas, mas geraram 27% de toda a receita.

O crescimento expressivo ocorre após um aumento significativo no investimento em marketing e vendas, viabilizado pelo fundo de recuperação do Turismo (TRD). Estudo independente mostrou que cada dólar investido em publicidade gerou US$ 2,09 em receita tributária para DC. Entre as ações de destaque está a campanha global There’s Only One DC, que impactou diretamente o público brasileiro com promoções exclusivas e uma presença marcante nas plataformas digitais e mídias parceiras no Brasil.

A prefeita de DC, Muriel Bowser, reforçou o papel econômico vital do Turismo, destacando o compromisso contínuo em setores como esportes, cultura e entretenimento ao vivo, que atraem turistas e movimentam a economia local. Para 2025, a Destination DC continuará focada em fortalecer a presença no Brasil, mesmo diante da previsão de retração global nas viagens internacionais. A Tourism Economics prevê uma queda de 6,5% nas visitas internacionais a DC em 2025, abaixo da média nacional dos EUA, que deve registrar queda de 9,4%.

O calendário repleto de eventos – incluindo o WorldPride DC 2025, que contará com Shakira na cerimônia de abertura, o Fifa Club World Cup no final de junho com o Audi Field recebendo três partidas principais, os marcos do Distrito, incluindo o National Mall e a Pennsylvania Avenue, recebendo o NFL Draft de 2027 – e as comemorações do 250º aniversário dos EUA em 2026 mantêm alta a expectativa de que o interesse dos turistas pelo destino siga aquecido.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados