Pedro Menezes   |   04/07/2025 09:29

Metade dos brasileiros pretende tirar férias neste mês de julho, revela pesquisa

Descanso, shopping e viagem estão entre as atividades preferidas, enquanto praia é o destino mais desejado

Divulgação/Embratur Sebrae
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Exatos 53% dos brasileiros pretendem tirar férias em julho deste ano, de acordo pesquisa do Instituto Locomotiva. O levantamento, feito com 1,5 mil entrevistados entre 17 e 23 de junho, revelou que o descanso é prioridade quase unânime já que 95% desejam simplesmente relaxar. Outras atividades populares são:

  • Ir ao shopping (84%)
  • Viajar (83%)
  • Ir ao cinema (80%)
  • Visitar amigos e parentes (76%)
  • Receber visitas em casa (73%)

E neste caso, o desejo de férias é maior entre os jovens da Geração Z, com 60% declarando intenção de descanso. Estudantes e pessoas com filhos também aparecem com destaque, com 58% dos pais afirmando que devem aproveitar o mês de julho para descansar. Já entre os brasileiros que não têm filhos, o índice cai para 44%.

Divulgação

“Enquanto os filhos entram em recesso, milhões de pais e mães precisam se desdobrar para conciliar trabalho e cuidado, organizar passeios ou buscar alternativas acessíveis de lazer. É um período que exige planejamento, criatividade e, muitas vezes, sacrifício”

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva

Praia é o destino preferido

Divulgação
Destinos preferidos nas férias
Destinos preferidos nas férias

Dos que devem viajar (83% dos que tiram férias), 60% planejam ir para o litoral. Cidades grandes e pequenas fora do litoral aparecem bem atrás, com 20% cada.

E a maior parte dos brasileiros pretende viajar com a família (63%), seguidos de casais (48%) e grupos de amigos (14%). Apenas 7% disseram que irão viajar sozinhos.

No caso do tipo de hospedagem, o mais citado foi hotel ou pousada, escolha de 59% dos viajantes. O percentual cresce nas classes AB (65%) e C (61%), mas cai para 36% na classe DE, que tende a buscar alternativas mais acessíveis, como casa de parentes ou opções alugadas.

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