Brasil lidera com folga chegada de turistas internacionais na América do Sul; veja ranking
Estados Unidos, Argentina e Chile são os principais países emissores de turistas para região neste ano

O Brasil é o país da América do Sul que mais recebe turistas internacionais em 2025. Com quase 3 milhões de chegadas de turistas (aqueles que permanecem uma noite ou mais antes de retornar para casa) entre janeiro e setembro, o País lidera com folga no ranking bem acima de Colômbia e Peru, que fecham o Top 3.
O resultado vem após um expressivo crescimento de 31% em relação ao ano anterior. Os principais impulsionadores desse avanço são destinos como Alagoas (+97%), Rio Grande do Norte (+69%), Santa Catarina (+60%), Pernambuco (+69%) e Rio Grande do Sul (+50%), que se recuperou após as cheias que afetaram o Estado em maio de 2024.

O destino número um do Brasil em volume total de turistas é o Rio de Janeiro, que concentra mais de 37% de todas as chegadas ao País. Com um crescimento de 46% em relação ao ano anterior, o Estado é um dos responsáveis pelo forte crescimento observado em 2025.
Outros destaques na América do Sul incluem Colômbia e Peru, que ocupam a segunda e a terceira posição no ranking, ambos com crescimento de 10% ano contra ano. A Colômbia recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes até setembro, enquanto o Peru se aproxima da marca de 1,2 milhão. A Argentina, apesar da queda de -14% na demanda, manteve a quarta posição e continuou superando a marca de 1 milhão de passageiros.
EUA lideram chegadas à América do Sul

As chegadas de turistas internacionais às Américas no geral, entre janeiro e setembro de 2025 aumentaram 1% em comparação com o ano anterior. A região com melhor desempenho nas Américas é a América do Sul, com crescimento anual de 11%. Para o Caribe, as chegadas internacionais cresceram 2%, enquanto as chegadas à América Central permaneceram estáveis em relação ao ano passado (0%).
Os destinos sul-americanos receberam mais de 9,2 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro. As chegadas provenientes dos Estados Unidos, que representam 18% de todas as chegadas turísticas à América do Sul, permaneceram estáveis (0%) em relação ao ano anterior.
Além disso, neste ano, a Argentina se destaca como um mercado emissor para viagens internacionais aos destinos sul-americanos com crescimento anual de +72%, ocupando a 2ª posição no ranking, com mais de 1,2 milhão de viajantes (14% de share).
As informações fazem parte de um estudo da Amadeus compartilhado com o Portal PANROTAS.