Karina Cedeño   |   05/01/2026 09:41

Rio e Florianópolis estão entre destinos mais reservados no mundo para 2026, diz pesquisa

Estudo também revela as principais tendências de viagens para 2026


Unsplash/Augustin Diaz
Rio de Janeiro é o terceiro destino mais reservado para este ano, segundo pesquisa
Rio de Janeiro é o terceiro destino mais reservado para este ano, segundo pesquisa

A plataforma de assinatura de viagens eDreams Odigeo divulgou seu relatório anual "Year in Travel", que analisa dados de buscas e reservas de viajantes nos principais mercados globais e oferece uma visão sobre as tendências em evolução de 2025, os destinos mais populares e um vislumbre do que está por vir para as viagens em 2026.

O levantamento mostra que o Rio de Janeiro é o terceiro destino mais reservado para este ano, atrás apenas de Bangkok, na Tailândia, e Paris, na França. Florianópolis também se destaca na lista, ocupando a oitava posição. Confira, abaixo, o ranking completo e mais insights do estudo:

Destinos mais reservados para 2026:

  1. Bangkok, Tailândia
  2. Paris, França
  3. Rio de Janeiro, Brasil
  4. Barcelona, Espanha
  5. Roma, Itália
  6. Londres, Reino Unido
  7. Madri, Espanha
  8. Florianópolis, Brasil
  9. Amsterdã, Países Baixos (Holanda)
  10. Marrakech, Marrocos

Rio e São Paulo se destacam em crescimento de reservas

Rio e São Paulo aparecem em destaque entre os destinos com o maior crescimento de reservas, considerando que os viajantes mostraram interesse em destinos que oferecem aventura e imersão cultural. Veja o ranking completo abaixo:

  1. Rio de Janeiro (+164%),
  2. Santiago (+102%);
  3. Lima (+54%);
  4. São Paulo (+49%) e
  5. Joanesburgo e Pristina (+44%).

Hábitos de viagem

Viagens rápidas dominaram os hábitos globais em 2025, com a duração de estadia mais popular sendo de apenas três a quatro dias (32%), número estável em relação aos dados do ano passado. Isso se compara a 24% dos viajantes que reservaram estadias mais longas entre sete e 13 dias, enquanto 15% optaram por ficar apenas cinco a seis dias.

O relatório Year in Travel também revela que, em 2025, 54% dos viajantes globais e do Reino Unido reservaram viagens em um prazo de zero a 30 dias antes da partida, enquanto 21% dos viajantes globais e 20% dos viajantes do Reino Unido também favoreceram reservas de 31 a 60 dias antes da decolagem.

Olhando para 2026

Dados de busca da eDreams Odigeo revelam que os destinos mais populares para buscas de viajantes globais são Bangkok e Tóquio, com Paris em terceiro lugar: uma tendência semelhante às buscas de viagens de 2025.

Para reservas globais, Bangkok também ocupa a posição mais alta, seguida por Paris e Rio de Janeiro, indicando que os viajantes buscam uma rica imersão cultural em 2026. Londres permanece popular para viajantes globais, ocupando o 4º lugar nas buscas globais e o 6º lugar nas reservas para 2026.

Tendências de viagens para 2026

O estudo mostra que as viagens continuam a evoluir além das férias de lazer tradicionais. Os consumidores buscam experiências transformadoras, voltadas para um propósito e focadas no bem-estar. Com o aumento contínuo da IA e das tecnologias de integração tecnológica, isso permite uma hiperpersonalização quando se trata de itinerários de viagem, atualizações em tempo real e dicas de viagem.

A indústria de viagens também viu um aumento nas viagens baseadas em eventos e no "slow travel" (viagem lenta), que permitiu aos consumidores buscar conexões culturais mais profundas dentro de um destino.

Veja, abaixo, as principais tendências de viagens para 2026:

1. Viagens transformadoras/guiadas por propósito

Freepik
Itinerários guiados por propósito frequentemente reúnem famílias multigeracionais ou grupos de amigos
Itinerários guiados por propósito frequentemente reúnem famílias multigeracionais ou grupos de amigos

Os viajantes estão priorizando cada vez mais férias projetadas não apenas para relaxamento, mas para aprendizado e crescimento pessoal. O Relatório de Tendências de Viagem de 2026 da SmartFlyer destaca como as viagens de alto orçamento aumentaram 26% ano após ano. Itinerários guiados por propósito frequentemente reúnem famílias multigeracionais ou grupos de amigos, permitindo um significado compartilhado e conexões mais profundas entre gerações.


2. Integração de Tecnologia/IA

Freepik
Dentro do setor de viagens, a integração da IA aponta para viagens ultra-personalizadas e aprimoradas
Dentro do setor de viagens, a integração da IA aponta para viagens ultra-personalizadas e aprimoradas

Em 2025, a IA tornou-se mais central no planejamento de viagens, com consumidores recorrendo a ferramentas habilitadas por IA para auxiliar na organização de viagens, assessoria sobre interrupções ou mudanças em tempo real e até decisões de reserva, de acordo com o The Future of Commerce. Dentro do setor de viagens, a integração da IA também aponta para viagens ultra-personalizadas e aprimoradas, onde algoritmos anteciparão preferências (até padrões de sono ou iluminação preferida) para criar experiências hiper-sob-medida (The Rise of Artificial Intelligence, Financial Times).

Em 2025, a eDreams Odigeo realizou uma pesquisa global que revela um aumento de 61% no uso de plataformas de viagens movidas a IA por viajantes do Reino Unido em comparação ao ano passado. Na Europa, a Geração Z e os Millennials são os mais entusiasmados em utilizar a IA, com 96% dos jovens de 18 a 24 anos na Espanha admitindo adotar a IA em suas experiências de viagem e 53% dos jovens de 25 a 34 anos em Portugal confiando na tecnologia para o planejamento de viagens.

Entre os americanos, 47% dos entrevistados com mais de 55 anos usaram IA para fins de viagem pela primeira vez este ano, destacando que as gerações mais velhas também estão abraçando os benefícios. Além disso, 67% dos alemães com mais de 55 anos confiaram na IA para ajudar no planejamento de viagens — tornando esta uma das taxas de adoção por idosos mais altas da Europa.

A dependência da IA também cresceu na Itália em 2025, com 35% dos viajantes em geral e 42% na faixa etária de 35 a 44 anos citando a falta de personalização como um problema central ao reservar por métodos tradicionais não movidos a IA. Na França, 73% dos viajantes admitem usar IA para ajudar a encontrar as melhores ofertas e 23% dos viajantes esperam que a IA os ajude a encontrar a acomodação perfeita. 24% dos entrevistados na França esperavam que a IA os ajudasse a descobrir novos destinos para exploração (Estudo global de IA da eDreams ODIGEO, Setembro de 2025).

3. Viagens de bem-estar e longevidade

Unsplash/Avrielle Suleiman
Há uma mudança no comportamento do consumidor, com valor atribuído à programação holística em saúde mental, saúde do sono, tradições de cura antigas e locais
Há uma mudança no comportamento do consumidor, com valor atribuído à programação holística em saúde mental, saúde do sono, tradições de cura antigas e locais

À medida que o interesse por viagens de bem-estar continua a crescer ano após ano, os viajantes buscam estadias de bem-estar que vão além de meras férias relaxantes. De acordo com a SmartFlyer, há uma mudança no comportamento do consumidor, com valor atribuído à programação holística em saúde mental, saúde do sono, tradições de cura antigas e locais, bem como tecnologias de longevidade e saúde (como treinamento de sono guiado por IA ou câmaras hiperbáricas). A eDreams Odigeo fornece mais evidências de que essa tendência impulsiona o comportamento de viagem do consumidor: sua pesquisa revelou que 92% dos entrevistados globais sentiram que as férias tiveram um impacto "muito" ou "bastante" positivo em seu bem-estar mental.

4. Viagens conscientes/regenerativas

Noah Buscher/Unsplash
Um número crescente de viajantes tem demonstrado preferência por viagens onde tenham um efeito positivo no meio ambiente
Um número crescente de viajantes tem demonstrado preferência por viagens onde tenham um efeito positivo no meio ambiente

Um número crescente de viajantes tem demonstrado preferência por viagens onde tenham um efeito positivo, não apenas minimizando danos, mas apoiando ativamente a conservação, a comunidade e a restauração. Seja ficando em acomodações que utilizam energia renovável, parcerias com projetos de conservação locais, sediando iniciativas de reflorestamento ou restauração de habitat, ou apoiando esforços locais de monitoramento da vida selvagem, de acordo com o Sustainable Travel Advisor.

5. Viagens baseadas festivais, concertos e momentos culturais

Divulgação/Travel South USA
34% dos entrevistados globais viajaram para um destino especificamente para um festival de música
34% dos entrevistados globais viajaram para um destino especificamente para um festival de música

As viagens motivadas por eventos, especialmente festivais de música, continuam a ser significativas. Uma enquete recente realizada pela eDreams Odigeo descobriu que 34% dos entrevistados globais viajaram para um destino especificamente para um festival de música e outros 37% responderam que ainda não o fizeram, mas planejam fazê-lo no futuro. Globalmente, 58% dos entrevistados relataram que provavelmente explorariam a área circundante além de comparecer a um festival de música, reforçando o interesse na exploração cultural local. Em 2025, os festivais incluíram: Coachella, Glastonbury, Primavera Sound, Tomorrowland, Lollapalooza e mais (One Poll Music festivals PR, Abril de 2024).

6. Flexibilidade nas viagens

Unsplash / Lara Far
Pessoas estão valorizando cada vez mais sua liberdade no planejamento da viagem
Pessoas estão valorizando cada vez mais sua liberdade no planejamento da viagem

Os turistas estão priorizando a paz de espírito e o controle ao reservar viagens. A flexibilidade na viagem não é mais um luxo, mas uma necessidade. Seja a capacidade de alterar planos ou combinar vários provedores em uma única reserva para obter o melhor valor, os viajantes querem opções que se adaptem às suas vidas, e não o contrário. A era das viagens rígidas e de tamanho único acabou.

Este ano, a eDreams Odigeo realizou uma pesquisa global sobre a emergência da flexibilidade nas viagens, revelando uma grande preferência por férias adaptáveis. De acordo com as descobertas dos dados, mais da metade dos italianos e espanhóis (54%) agora consideram a flexibilidade de viagem mais importante do que era há cinco anos. Além disso, 28% dos viajantes franceses e ingleses com idade entre 18 e 34 anos concordaram que estão dispostos a reservar viagens mais longas e caras se houver opções flexíveis disponíveis. A pesquisa também mostrou que as pessoas estão valorizando cada vez mais sua liberdade no planejamento da viagem, com 86% dos portugueses e 85% dos entrevistados alemães expressando apreço pela capacidade de combinar diferentes companhias aéreas ao reservar férias.

Para 2026, as viagens serão novamente moldadas significativamente por grandes tendências e eventos globais, com o Turismo esportivo, cultural e musical já impulsionando buscas e reservas. Seja em eventos fixos do calendário, como o Carnaval anual do Rio, ou a ansiosamente aguardada Copa do Mundo da Fifa, os destinos anfitriões já estão vendo um aumento no interesse de entrada.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7781 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.