Antonio R. Rocha   |   16/02/2018 18:29

Entrevista: como Pipa (RN) chegou à categoria A do MTur

Destino é apenas o segundo do Estado a conseguir se estabelecer no nível máximo de avaliação do Ministério do Turismo

Panoramio/Mauro Soares
Praia da Pipa é apenas o segundo destino a alcançar a classificação máxima do MTur no Rio Grande do Norte
Praia da Pipa é apenas o segundo destino a alcançar a classificação máxima do MTur no Rio Grande do Norte
A última avaliação do Ministério do Turismo mostrou a Praia da Pipa, na cidade de Tibau do Sul (RN), como a segunda do Estado a alcançar a categoria A entre os destinos turísticos do Brasil. Antes, apenas Natal havia conseguido esse status. Diante disso, o Portal PANROTAS conversou com a secretária de Turismo do município potiguar, Beth Bauschwitz, sobre como o destino chegou a essa conquista e as principais características do mercado em que se encontra. Confira abaixo.

Antonio R. Rocha
Beth Bauschwitz com a secretária de Turismo de Guamaré (RN), Mauricéia Cavalcante: mulheres predominam nas secretarias de Turismo do RN
Beth Bauschwitz com a secretária de Turismo de Guamaré (RN), Mauricéia Cavalcante: mulheres predominam nas secretarias de Turismo do RN
Portal PANROTAS: Qual foi a estratégia de Pipa-Tibau do Sul para chegar à categoria A entre os destinos turísticos nacionais na avaliação do MTur?

BETH BAUSCHWITZ: O ano passado foi um ano de renovação do mapa turístico brasileiro. Participamos de oficinas na Setur-RN para "defendermos" a permanência de cada município que estivesse interessado em continuar no mapa. Acredito que este relatório e a análise que o Ministério do Turismo faz com as quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais - nos levaram não só à permanecia no mapa mas na elevação da categoria ao topo do Turismo.

Tibau do Sul-Pipa tem no turismo sua principal fonte econômica. Neste primeiro ano de gestão, temos investido na divulgação e marketing do destino, participando das principais feiras nacionais e internacionais e buscando novos destinos emissores, como Bogotá e Lima.

Uma parceria com o setor privado, no caso com a Associação dos Hoteleiros de Pipa, a Asthep, gerou uma sinergia que tem dado certo. O setor público sozinho não consegue ser tão eficaz. Quando anda junto ao setor privado, é sempre melhor. Este tem sido o grande diferencial na gestão e tem gerado frutos mais rápido do que o esperado.

PP: Quantos meios de hospedagem e quantos leitos o município tem atualmente? Quantos estão em Tibau do Sul e quantos na Pipa?

BETH: Temos trabalhado Tibau do Sul como destino. Pipa é a praia mais conhecida do município, com fama internacional. Ao fazer o levantamento de meios de hospedagem e leitos não fazemos esta distinção. Vale ressaltar que hotéis e pousadas têm se instalado em Tibau do Sul com infraestrutura fantástica e produtos diferenciados.

Claro que de 80% a 90% estão situados na Praia da Pipa, mas Tibau do Sul tem recebido uma maior atenção e investimentos. Nosso ultimo inventário nos confirma 92 meios de hospedagem e 6.000 leitos. Um número de leitos a se considerar, se levarmos em conta que o município tem 13 mil habitantes.

PP:
Pela ordem, quais os principais mercados emissores nacionais? E do Exterior?

BETH:No mercado nacional, assim como Natal, o maior mercado emissor é São Paulo, capital e interior. Porém recebemos muitos mineiros e sulistas. Mas o mercado regional é o grande frequentador da nossa praia: Paraíba, Pernambuco e Ceará. No mercado internacional, é totalmente perceptível o turista argentino. Mas continuamos recebendo portugueses e outros europeus, porém em menor número.

Gostaria de destacar o crescimento na procura pelos uruguaios, paraguaios e chilenos, fruto de ações da Emprotur e ABIH-RN, com a participação de nosso município.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Antonio R. Rocha

Antonio R. Rocha tem 1998 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS