Da Redação   |   25/01/2019 16:41

Barragem rompe em Brumadinho (MG); Inhotim não é atingido

Uma barragem rompeu-se na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. A Vale do Rio Doce, a responsável pela barragem, admitiu a possibilidade de vítimas.


Divulgação/Corpo de Bombeiros
DA AGÊNCIA BRASIL
Uma barragem rompeu-se na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil. A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. A companhia admitiu a possibilidade de vítimas no episódio. "Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas". Até o momento, nenhum órgão público confirmou mortes no local.

Brumadinho está localizada a cerca de 50km de distância da capital mineira. A cidade é conhecida por abrigar um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim. Pelo twitter, a administração de Inhotim afirmou que área do Inhotim não foi atingida e que "não há feridos nem prejuízo às obras, jardins e outras instalações do Museu". O atrativo turístico realizou o esvaziamento total da área de visitação do museu e todos os funcionários e visitantes foram orientados a deixar o local. O Museu do Inhotim ficará fechado amanhã (26) e domingo (27) e, até o momento, não há data prevista para a reabertura do espaço.

Pela mesma rede social, o presidente Jair Bolsonaro também se manifestou. “Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional [Gustavo Canuto] e Minas e Energia [Bento Costa Lima], bem como nosso secretário Nacional de Defesa Civil [Alexandre Lucas] para a região”, afirmou ele.

Em nota, o Ministério do Turismo lamentou o ocorrido."Neste momento de dor, a pasta entende que a maior preocupação deve ser com as vidas impactadas pela tragédia. Além de todos os danos ambientais, o rompimento afeta o Instituto Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina e importante atrativo turístico do Brasil", diz o comunicado. O MTur se colocou à disposição para trabalhar em parceria com outros órgãos do governo no amparo às famílias e na recuperação da região para minimizar o impacto da catástrofe e, por meio do turismo, ajudar a comunidade a superar o trauma e retomar a vida.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS