Movida

Marcos Martins   |   27/04/2018 12:37

Palmas e MTur negociam a criação de um distrito turístico

Capital do Tocantins reserva área entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas em proposta que será avaliada

Divulgação MTur/ Flávio André
Capital do Tocantins está em negociações com o Ministério do Turismo
Capital do Tocantins está em negociações com o Ministério do Turismo
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, se reuniram na última quarta-feira (25), em Brasília, para discutir a implantação de um distrito turístico na capital do Tocantins. A iniciativa, prevista no novo Plano Diretor do município, reserva uma área total de dez milhões de metros quadrados entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital, para empreendimentos turísticos, como parques temáticos, hotéis, bares e restaurantes.

Lummertz comparou o projeto ao exemplo de Cancún, no México, e informou que a proposta será avaliada. “Vamos levar o projeto, assim que ele estiver completamente apresentado, ao Prodetur + Turismo, esperando que não só ele seja aprovado, mas que seja exemplar no desenvolvimento de potencialidades semelhantes em todas as 27 unidades da Federação.”

O programa facilita o acesso de Estados e municípios a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A prefeita agradeceu a disposição do ministro e previu avanços. “Eu arrisco dizer que esse será um grande legado do ministro. Nós já estamos em negociação com a Universal e a Disney, além de bares e restaurantes”.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho, o secretário extraordinário de Projetos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis de Palmas, Fábio Borges, e o ex-prefeito da capital Carlos Amashta.

O Plano Diretor de Palmas define as prioridades da Prefeitura para os próximos dez anos. O distrito, localizado a dez quilômetros do centro da cidade, deve ser loteado em glebas para negociação com empreendimentos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias