Marina Marcondes   |   07/02/2018 10:31

Taxa de câmbio da Venezuela tem 99% de desvalorização

Banco Central disse que o primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

Ueslei Marcelino/ Reuters
A inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios refletem a crise do país
A inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios refletem a crise do país
O Banco Central da Venezuela anunciou na terça-feira (6) uma desvalorização de mais de 99% da taxa de câmbio oficial com o lançamento de uma nova plataforma cambial. O primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

O valor representa uma desvalorização de 86,6% em relação à taxa de DICOM e de 99,6% sobre a taxa subsidiada de dez bolívares por dólar, que foi eliminada na semana passada. A nova taxa ainda é limitada pelo mercado negro do dólar, atualmente em 228.000 bolívares por dólar, de acordo com o site Dolar Today, usado como referência.


A Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios. Economistas descrevem o sistema de controle cambial de 15 anos como o principal obstáculo para um comércio e indústria funcionais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marina Marcondes

Marina Marcondes tem 694 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS