Movida

Janize Colaço   |   20/04/2018 12:56

Parlamentares europeus pedem que UE boicotem Copa da Rússia

Para eles, a Rússia representa o caminho autoritário e antidemocrático

Flickr / European Parliament
Deputados de diversos países, membros do Parlamento Europeu, emitiram uma carta aberta a fim de solicitar que os governos da União Europeia (UE) não participem da Copa do Mundo da Rússia. O motivo, de acordo com eles, seria pelo fato de o país representar “o caminho autoritário e antidemocrático”. Vale destacar que a carta contou com a assinatura de 60 de mais de 700 eurodeputados.

A ideia é de que os países sigam o exemplo do Reino Unido, que não enviará representações britânicas por parte da realeza e nem de autoridades no evento. A mesma atitude já foi confirmada pela Islândia. Segundo a publicação do jornal alemão Bild, os europarlamentares estariam empenhados em “levantar a voz em favor da proteção dos direitos humanos, dos valores democráticos e da paz”.

Para eles, o presidente russo Vladimir Putin tem ajudado nos bombardeios a civis na Síria, além de ser responsável pela invasão militar no leste da Ucrânia — o que torna o pais pouco apropriado para sediar o evento mundial.

Os eurodeputados, de 15 de países, acreditam que o esporte pode contribuir para suspender "pontes metafóricas", mas ressaltaram que enquanto Putin seguir destruindo "pontes reais na Síria" não se pode pretender que o Mundial da Rússia seja um evento esportivo em escala mundial.

Os parlamentares lembraram que, três dias após o início dos Jogos Olímpicos de Sochi, na Áustria, Putin invadiu a Ucrânia e alertam que, pelo menos desta vez, a comunidade europeia tome atitudes que visem desestimular “suas graves violações aos direitos humanos”.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: https://bit.ly/2qN5Msc

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias