Da Redação   |   31/07/2023 09:00

Conheça o Programa de Descarbonização do Grupo Tauá

Rede tem promovido ações de compensação e redução das emissões de gases de efeito estufa

Em 2022, o Grupo Tauá fortaleceu suas boas práticas de sustentabilidade corporativa, por meio da criação do Departamento de ESG. Logo foi criada a Matriz de Materialidade, que apontou onze temas relevantes, como: treinamento e desenvolvimento, impacto nas comunidades do entorno, diversidade e inclusão, saúde e segurança, ética e medidas anticorrupção, integração ESG, otimização de recursos naturais e não-naturais, gestão de fornecedores, proteção de dados e segurança de TI e mudanças climáticas.

Divulgação/Tauá
Equipe Tauá
Equipe Tauá

O Programa de Descarbonização do Tauá objetiva diminuir o impacto ambiental das operações do Grupo, promovendo ações de compensação e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) de forma compartilhada com colaboradores, fornecedores, parceiros e hóspedes. Essas medidas fortalecem o posicionamento sustentável e engajam stakeholders a apoiarem este importante movimento ambiental global, transformando a operação da organização em uma economia neutra em carbono.

Em sequência, a rede notou a necessidade de neutralizar suas emissões de carbono. A compensação de CO2 é uma prática do mercado de crédito de carbono, um sistema que promove o intercâmbio entre quem gera créditos de carbono por reduzir emissões e quem precisa compensar suas emissões residuais. Toda emissão que não for neutralizada pelos clientes da Tauá é compensada pela própria rede. A calculadora de CO2 é enviada por e-mail aos hóspedes, após as suas estadas e/ou participação nos eventos. O cliente tem acesso a sua emissão de CO2 e ao valor relacionado para compensá-la, bem como recebem o certificado de compensação após a adesão.

O Tauá busca constantemente ser uma marca admirada, com crescimento arrojado e sustentável, e uma das formas de avançar nesse processo é investir na descarbonização de suas operações. O processo, apesar de urgente pelas mudanças climáticas, não é simples, mas a rede está caminhando de forma gradual, somando práticas sustentáveis à modernização de seus empreendimentos, com mudanças para substituir matrizes poluentes por tecnologias mais eficientes e energias renováveis.

Tópicos relacionados