Victor Fernandes   |   08/03/2023 16:05 Atualizada em 03/04/2023 22:30

Setor de serviços seguirá sendo mola propulsora do Brasil, diz CNC

Guilherme Mercês, diretor de economia e inovação da CNC, apresentou dados no Fórum PANROTAS 2023

PANROTAS/Gute Garbelotto
Guilherme Mercês, diretor de economia e inovação da CNC
Guilherme Mercês, diretor de economia e inovação da CNC
Na tarde desta quarta-feira (8), Guilherme Mercês, diretor de Economia e Inovação da CNC, abordou as perspectivas econômicas para o Turismo no Fórum PANROTAS 2023. O economista mostrou que o setor de serviços, muito apoiado pela retomada do Turismo, foi quem sustentou o crescimento de 2,9% do PIB brasileiro. A CNC projeta um crescimento de 3,4% do setor em 2023, o mantendo como "mola propulsora" do Brasil.

Mercês ainda abordou os desafios econômicos, como a alta inflação e taxa de juros atuais. "Nos países desenvolvidos, a inflação ficou em média em 6,1%. Estados Unidos e Europa não viveram com inflação deste tipo desde a década de 1970. Nos países em desenvolvimento, a inflação média ficou em 17,7%. O Brasil, por sua vez, teve uma inflação menor em 2022 do que em 2021, porque o Banco Central se antecipou e acertou. Na Argentina, a inflação está na casa dos 70%. Temos um desafio global com inflação. No Brasil, não é diferente. Aqui estamos com 6%, e este número deve se manter até o final do ano", explicou.

O economista também explicou que é muito importante que a economia brasileira "chegue entre abril e maio com inflação controlada para os reajustes salariais não serem tão altos e conseguirmos controlar a situação e o poder de compra dos brasileiros".

Guilherme Mercês ainda apontou no palco do Golden Hall do Sheraton WTC que especialistas apontam que estamos no auge da crise econômica até 2026, com recuperação prevista para o final da década apenas.


O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.

Tópicos relacionados