Karina Cedeño   |   08/03/2023 15:18

Fórum PANROTAS aponta 6 tendências que nortearão viagens em 2023

A pesquisa foi realizada com 1.348 viajantes brasileiros de todas as regiões do País

Gute Garbelotto
A diretora da Mapie e da TRVL Lab, Carolina Sass de Haro
A diretora da Mapie e da TRVL Lab, Carolina Sass de Haro
O comportamento do viajante vem mudando de uns tempos para cá e isso ficou ainda mais evidente após a pandemia. É o que revela uma pesquisa divulgada pela diretora da Mapie e da TRVL Lab, Carolina Sass de Haro, durante o Fórum PANROTAS 2023.

O estudo mostra 6 tendências no setor de viagens para este ano. Confira quais são elas:

1-Turismo como prioridade
A compra de experiências começa a se tornar mais importante do que a aquisição de bens materiais. Para 29% das pessoas entrevistadas no estudo, viajar é uma prioridade em suas vidas. 25% delas têm um orçamento reservado para viagens e 23% afirmam já terem comprado viagens não planejadas estimulados pelo preço/promoção.


2-Turismo digital humanizado
Embora a tecnologia facilite muito a vida dos viajantes, eles continuam sem abrir mão de um atendimento humanizado. 30% afirmam preferir o contato humano às facilidades digitais, enquanto 13% consideram satisfatório o atendimento por ferramentas de inteligência artificial. 43% dos viajantes contam que farão suas reservas de viagens on-line nos próximos meses e 58% das pessoas entrevistadas afirmam que costumam pesquisar em vários sites antes de reservarem. 51%, por sua vez, leem comentários de outros viajantes antes de fazer a reserva.

3-TURISMO DE BEM-ESTAR
O Turismo de bem-estar é uma prioridade para os viajantes ouvidos pela pesquisa. 54% entendem que as viagens são parte da manutenção de sua saúde e bem-estar, enquanto 32% aproveitam as viagens para encaixar essas experiências em suas atividades. Por fim, 19% pretendem fazer viagens para destinos com foco na saúde e bem-estar.

4-Turismo das super-experiências
As viagens com conteúdo ganham força, principalmente em experiências como visitas, oficinas e vivências, as quais permitem que os viajantes conheçam com mais profundidade aspectos da cultura local. Há ainda um desejo de resgatar as raízes e a ancestralidade, e de estar em contato com a natureza. 25% dos entrevistados no estudo preferem fazer menos viagens, porém ter mais qualidade na experiência, enquanto 23% querem conhecer lugares que prezam pela autenticidade histórica e cultural. 19%, por sua vez, querem viajar para um destino com pleno contato com a natureza e/ou de ecoturismo.

5-Turismo regenerativo
A escolha pela sustentabilidade torna-se cada dia mais presente nas decisões de viagens. Afinal, há um aumento da consciência coletiva de questões associadas à crise climática e aos impactos sociais gerados pelas escolhas de consumo que começa a chegar ao Turismo de forma mais significativa. Cada vez mais clientes optarão por alternativas sustentáveis, responsáveis e regenerativas. 28% valorizam marcas/empresas que prezam pela sustentabilidade, enquanto 15% topam pagar mais por produtos e serviços que sejam responsáveis ambiental e socialmente e 17% priorizam fornecedores locais e/ou comunitários ao fazerem a compra.

6-Turismo híbrido
A adoção crescente de novos formatos de trabalho também afeta o Turismo. O bleisure veio para ficar e demandará adaptação de produtos, serviços e experiências por parte das empresas do setor. 40% dos entrevistados contam que têm flexibilidade para viajar fora da alta temporada e 25% têm flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar. 18%, por sua vez, trabalham somente em home office.

Quando se trata das preocupações dos viajantes, a principal diz respeito à violência e criminalidade, seguida pelos altos preços das passagens aéreas e pela inflação e crise econômica. A pesquisa foi realizada com 1.348 viajantes brasileiros de todas as regiões do País, das classes A, B e C e com idades entre 30 e 59 anos. Para ver o estudo completo, clique aqui.


O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.

Tópicos relacionados