Pedro Menezes   |   27/09/2025 07:00

Dia Mundial do Turismo: temos o que comemorar em 2025? Veja depoimentos

Setor, que pulsa como motor econômico e social em diferentes países, vive um momento de contrastes


Líderes do Turismo destacaram os ganhos de seus respectivos setores em 2025
Líderes do Turismo destacaram os ganhos de seus respectivos setores em 2025

Hoje é o Dia Mundial do Turismo. Celebrado neste sábado (27), o setor, que pulsa como motor econômico e social em diferentes países, vive um momento de contrastes.

De um lado, números de recuperação e novos horizontes impulsionados pela tecnologia, pela sustentabilidade e pela retomada das viagens internacionais. De outro, desafios como overtourism, profissionalização da mão de obra, infraestrutura muitas vezes deficiente e mudanças nas preferências do viajante.

E na visão das principais entidades brasileiras? Entramos em contato com Abav Nacional, ABIH Nacional, Abear, Abeoc, Braztoa, Clia, FBHA e Fohb para saber de cada setor se temos mesmo o que comemorar em 2025.

Abav Nacional

PANROTAS / Filip Calixto
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

"O Dia Mundial do Turismo em 2025 é uma data de celebração. Temos muito o que comemorar. Desde o fim da pandemia o setor vem registrando crescimento contínuo, tanto no turismo doméstico quanto no internacional. Os brasileiros redescobriram o País em um momento de fronteiras fechadas, e isso resultou em maior valorização dos nossos destinos internos, do interior à Amazônia; das praias do Sul ao Nordeste. Hoje, com mais estrutura e credibilidade, o Brasil se apresenta de forma mais competitiva no cenário global.

Também celebramos a valorização do agente de viagens. O consumidor reconhece cada vez mais que contar com orientação profissional garante experiências personalizadas, melhores preços e viagens planejadas de forma segura e organizada. Esse movimento se reflete em recordes históricos, que evidenciam o desejo das pessoas de viajar e também a força da nossa rede. Com isso, o Brasil se destaca tanto no receptivo quanto no emissivo, mostrando que nossos profissionais têm qualidade para receber turistas estrangeiros e para enviar grupos a destinos internacionais com excelência.

Olhando para frente, acreditamos que a continuidade dos investimentos em infraestrutura pública e privada - incluindo novos empreendimentos com foco em hotelaria, gastronomia, cultura, transporte e capacitação profissional - será essencial para manter esse crescimento de forma sustentável e responsável. A Abav se mantém otimista e comprometida em apoiar esse caminho, que fortalece o Turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social".

Abear

PANROTAS / Emerson Souza
Juliano Noman, presidente da Abear
Juliano Noman, presidente da Abear

"O ano de 2025 vem se mostrando um marco para a aviação e o turismo no Brasil. Superamos pela primeira vez os números pré-pandemia, com o transporte de 84,7 milhões de passageiros entre janeiro e agosto de 2025. Esse volume representa um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2019. Ao mesmo tempo, o Brasil registrou recorde de turistas estrangeiros. Até julho, foram quase 6 milhões de estrangeiros, um aumento de 47,5%, segundo dados da Embratur.

Esses números mostram a retomada consistente da aviação comercial e da indústria do turismo, que têm grande potencial de geração de emprego e renda e oportunidades de negócio. Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, retornam R$ 20 para economia.

Turismo e aviação são, portanto, vetores do desenvolvimento e de inclusão. Por isso, defendemos políticas que apontem para a redução de custos do setor aéreo, viabilizando investimentos em novas rotas e destinos e a inclusão da classe C na aviação. A democratização do transporte aéreo é fundamental para impulsionar a cadeia do turismo e movimentar a economia nas localidades com potencial turístico.”

Abeoc

Divulgação
Enid Câmara, presidente da Abeoc Brasil
Enid Câmara, presidente da Abeoc Brasil

“Em 2025, o Turismo brasileiro vive um momento de avanços significativos: a retomada definitiva dos eventos presenciais, o fortalecimento da cadeia produtiva do setor Mice, o crescimento do turismo interno e o reconhecimento cada vez maior do Brasil como destino competitivo para eventos corporativos e de negócios.

Para a Abeoc, a realização de grandes eventos e a conquista de congressos internacionais — como o Cocal 2026 em Fortaleza — são sinais claros de que estamos no caminho certo. Esses eventos representam muito mais do que visibilidade: significam geração de empregos, estímulo à inovação, fortalecimento da economia regional e posicionamento estratégico do país no cenário internacional.

Seguimos, em 2025, firmes no compromisso de valorizar as iniciativas que fortalecem o ecossistema de eventos no Brasil. É fundamental ressaltar que o organizador de eventos é cada vez mais reconhecido como um verdadeiro catalisador de negócios, capaz de movimentar diversos setores produtivos. O setor de eventos é vital para o desenvolvimento econômico do País, e a Abeoc continuará atuando para que esse papel seja amplamente reconhecido e fortalecido.”

ABIH Nacional

PANROTAS/Emerson Souza
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

"No Dia Mundial do Turismo, celebramos um setor que é muito mais do que lazer: é desenvolvimento, investimento e geração de oportunidades. O tema de 2025, 'Turismo e transformação sustentável', reforça o papel estratégico do turismo na agenda global, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para o Brasil, isso representa uma oportunidade concreta de posicionamento competitivo. Temos um dos maiores potenciais turísticos do mundo, composto por diversidade natural, riqueza cultural e uma rede hoteleira preparada para crescer.

Mas para transformar esse potencial em resultados, precisamos de um ambiente de negócios favorável: regras claras, segurança jurídica, incentivos à inovação e políticas públicas que estimulem o investimento privado.

Na ABIH Nacional, trabalhamos para garantir que o setor hoteleiro esteja no centro dessa transformação, defendendo um Brasil mais competitivo, com políticas que valorizem o empreendedorismo e poder público.

Neste 27 de setembro, a mensagem é clara: o turismo precisa ser reconhecido como um motor de desenvolvimento sustentável, com impacto direto na economia, nas comunidades e no posicionamento global do Brasil. Mas para que possamos não apenas acompanhar as transformações do setor, e sim superá-las, é urgente garantir incentivos concreto - fiscais, regulatórios e estruturais - que nos permitam competir com os principais destinos turísticos do mundo".

Braztoa

PANROTAS / Emerson Souza
Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa
Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa

"Apesar de todas as adversidades que tivemos no mundo, como questões geopolíticas, variações cambiais, entre outras coisas, o turismo continua em crescimento e expansão no Brasil. Como vimos no pós-pandemia, ele se tornou hoje um item essencial para as famílias brasileiras. Elas querem viajar, guardam dinheiro para isso, e temos visto esse planejamento acontecer.

Os operadores tiveram um primeiro semestre muito bom, como a última pesquisa mostrou, e atualmente, com o câmbio em um ritmo de queda, vislumbramos um segundo semestre promissor, principalmente para as viagens internacionais".

Clia Brasil

PANROTAS / Emerson Souza
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

"O Turismo e a indústria de cruzeiros têm enfrentado muitos desafios, que impactam diretamente toda a cadeia. Apesar disso, a temporada 2024/2025 trouxe resultados econômicos expressivos, movimentando comunidades inteiras e gerando milhares de empregos em todo o país. Sabemos que a próxima temporada será menor e trará desafios importantes, diante da saída de navios e da redução da oferta.

Mas uma das maiores características do turismo e dos cruzeiros, em especial, é a resiliência e, acima de tudo, a capacidade de construir soluções conjuntas. É nesse espírito de união entre setor público e privado que seguimos atuando, para ampliar a competitividade do país, movimentar cada vez mais a economia e contribuir para o crescimento desta atividade essencial para os avanços do País".

FBHA

Marcelo Freire/ Divulgação FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

"Celebrar o Dia Mundial do Turismo é reconhecer a força transformadora desse setor para o Brasil. O Turismo é muito mais do que lazer — é desenvolvimento econômico, geração de emprego, valorização da cultura e preservação do meio ambiente. Nosso País, com sua diversidade natural e cultural, tem um potencial único para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do mundo.

A cada ano, vemos crescer o interesse pelo Brasil, tanto no mercado interno quanto no internacional. Investir em turismo é investir em pessoas, em sustentabilidade e em inclusão.

Neste 27 de setembro, nós da FBHA reforçamos nosso compromisso em fortalecer a cadeia produtiva do turismo, promover a qualificação profissional, e ampliar o acesso a experiências turísticas de qualidade. O Turismo é, sem dúvida, uma das maiores oportunidades para o presente e o futuro do Brasil".

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.