Dia Mundial do Turismo: temos o que comemorar em 2025? Veja depoimentos
Setor, que pulsa como motor econômico e social em diferentes países, vive um momento de contrastes

Hoje é o Dia Mundial do Turismo. Celebrado neste sábado (27), o setor, que pulsa como motor econômico e social em diferentes países, vive um momento de contrastes.
De um lado, números de recuperação e novos horizontes impulsionados pela tecnologia, pela sustentabilidade e pela retomada das viagens internacionais. De outro, desafios como overtourism, profissionalização da mão de obra, infraestrutura muitas vezes deficiente e mudanças nas preferências do viajante.
E na visão das principais entidades brasileiras? Entramos em contato com Abav Nacional, ABIH Nacional, Abear, Abeoc, Braztoa, Clia, FBHA e Fohb para saber de cada setor se temos mesmo o que comemorar em 2025.
Abav Nacional

"O Dia Mundial do Turismo em 2025 é uma data de celebração. Temos muito o que comemorar. Desde o fim da pandemia o setor vem registrando crescimento contínuo, tanto no turismo doméstico quanto no internacional. Os brasileiros redescobriram o País em um momento de fronteiras fechadas, e isso resultou em maior valorização dos nossos destinos internos, do interior à Amazônia; das praias do Sul ao Nordeste. Hoje, com mais estrutura e credibilidade, o Brasil se apresenta de forma mais competitiva no cenário global.
Também celebramos a valorização do agente de viagens. O consumidor reconhece cada vez mais que contar com orientação profissional garante experiências personalizadas, melhores preços e viagens planejadas de forma segura e organizada. Esse movimento se reflete em recordes históricos, que evidenciam o desejo das pessoas de viajar e também a força da nossa rede. Com isso, o Brasil se destaca tanto no receptivo quanto no emissivo, mostrando que nossos profissionais têm qualidade para receber turistas estrangeiros e para enviar grupos a destinos internacionais com excelência.
Olhando para frente, acreditamos que a continuidade dos investimentos em infraestrutura pública e privada - incluindo novos empreendimentos com foco em hotelaria, gastronomia, cultura, transporte e capacitação profissional - será essencial para manter esse crescimento de forma sustentável e responsável. A Abav se mantém otimista e comprometida em apoiar esse caminho, que fortalece o Turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social".
Abear

"O ano de 2025 vem se mostrando um marco para a aviação e o turismo no Brasil. Superamos pela primeira vez os números pré-pandemia, com o transporte de 84,7 milhões de passageiros entre janeiro e agosto de 2025. Esse volume representa um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2019. Ao mesmo tempo, o Brasil registrou recorde de turistas estrangeiros. Até julho, foram quase 6 milhões de estrangeiros, um aumento de 47,5%, segundo dados da Embratur.
Esses números mostram a retomada consistente da aviação comercial e da indústria do turismo, que têm grande potencial de geração de emprego e renda e oportunidades de negócio. Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, a cada R$ 1 investido na promoção do turismo, retornam R$ 20 para economia.
Turismo e aviação são, portanto, vetores do desenvolvimento e de inclusão. Por isso, defendemos políticas que apontem para a redução de custos do setor aéreo, viabilizando investimentos em novas rotas e destinos e a inclusão da classe C na aviação. A democratização do transporte aéreo é fundamental para impulsionar a cadeia do turismo e movimentar a economia nas localidades com potencial turístico.”
Abeoc

“Em 2025, o Turismo brasileiro vive um momento de avanços significativos: a retomada definitiva dos eventos presenciais, o fortalecimento da cadeia produtiva do setor Mice, o crescimento do turismo interno e o reconhecimento cada vez maior do Brasil como destino competitivo para eventos corporativos e de negócios.
Para a Abeoc, a realização de grandes eventos e a conquista de congressos internacionais — como o Cocal 2026 em Fortaleza — são sinais claros de que estamos no caminho certo. Esses eventos representam muito mais do que visibilidade: significam geração de empregos, estímulo à inovação, fortalecimento da economia regional e posicionamento estratégico do país no cenário internacional.
Seguimos, em 2025, firmes no compromisso de valorizar as iniciativas que fortalecem o ecossistema de eventos no Brasil. É fundamental ressaltar que o organizador de eventos é cada vez mais reconhecido como um verdadeiro catalisador de negócios, capaz de movimentar diversos setores produtivos. O setor de eventos é vital para o desenvolvimento econômico do País, e a Abeoc continuará atuando para que esse papel seja amplamente reconhecido e fortalecido.”
ABIH Nacional

"No Dia Mundial do Turismo, celebramos um setor que é muito mais do que lazer: é desenvolvimento, investimento e geração de oportunidades. O tema de 2025, 'Turismo e transformação sustentável', reforça o papel estratégico do turismo na agenda global, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para o Brasil, isso representa uma oportunidade concreta de posicionamento competitivo. Temos um dos maiores potenciais turísticos do mundo, composto por diversidade natural, riqueza cultural e uma rede hoteleira preparada para crescer.
Mas para transformar esse potencial em resultados, precisamos de um ambiente de negócios favorável: regras claras, segurança jurídica, incentivos à inovação e políticas públicas que estimulem o investimento privado.
Na ABIH Nacional, trabalhamos para garantir que o setor hoteleiro esteja no centro dessa transformação, defendendo um Brasil mais competitivo, com políticas que valorizem o empreendedorismo e poder público.
Neste 27 de setembro, a mensagem é clara: o turismo precisa ser reconhecido como um motor de desenvolvimento sustentável, com impacto direto na economia, nas comunidades e no posicionamento global do Brasil. Mas para que possamos não apenas acompanhar as transformações do setor, e sim superá-las, é urgente garantir incentivos concreto - fiscais, regulatórios e estruturais - que nos permitam competir com os principais destinos turísticos do mundo".
Braztoa

"Apesar de todas as adversidades que tivemos no mundo, como questões geopolíticas, variações cambiais, entre outras coisas, o turismo continua em crescimento e expansão no Brasil. Como vimos no pós-pandemia, ele se tornou hoje um item essencial para as famílias brasileiras. Elas querem viajar, guardam dinheiro para isso, e temos visto esse planejamento acontecer.
Os operadores tiveram um primeiro semestre muito bom, como a última pesquisa mostrou, e atualmente, com o câmbio em um ritmo de queda, vislumbramos um segundo semestre promissor, principalmente para as viagens internacionais".
Clia Brasil

"O Turismo e a indústria de cruzeiros têm enfrentado muitos desafios, que impactam diretamente toda a cadeia. Apesar disso, a temporada 2024/2025 trouxe resultados econômicos expressivos, movimentando comunidades inteiras e gerando milhares de empregos em todo o país. Sabemos que a próxima temporada será menor e trará desafios importantes, diante da saída de navios e da redução da oferta.
Mas uma das maiores características do turismo e dos cruzeiros, em especial, é a resiliência e, acima de tudo, a capacidade de construir soluções conjuntas. É nesse espírito de união entre setor público e privado que seguimos atuando, para ampliar a competitividade do país, movimentar cada vez mais a economia e contribuir para o crescimento desta atividade essencial para os avanços do País".
FBHA

"Celebrar o Dia Mundial do Turismo é reconhecer a força transformadora desse setor para o Brasil. O Turismo é muito mais do que lazer — é desenvolvimento econômico, geração de emprego, valorização da cultura e preservação do meio ambiente. Nosso País, com sua diversidade natural e cultural, tem um potencial único para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do mundo.
A cada ano, vemos crescer o interesse pelo Brasil, tanto no mercado interno quanto no internacional. Investir em turismo é investir em pessoas, em sustentabilidade e em inclusão.
Neste 27 de setembro, nós da FBHA reforçamos nosso compromisso em fortalecer a cadeia produtiva do turismo, promover a qualificação profissional, e ampliar o acesso a experiências turísticas de qualidade. O Turismo é, sem dúvida, uma das maiores oportunidades para o presente e o futuro do Brasil".