Gastronomia: é preciso ser simples, porém autêntico

|

“Quanto mais simples, melhor. Mas é preciso ter autenticidade”. Essa é a visão do chef de cozinha e restaurateur francês, Olivier Anquier, em sua palestra no Fórum PANROTAS 2018. Há 38 anos no Brasil, o também empreendedor acredita que a gastronomia tem um grande impacto no mundo da hotelaria e é preciso entender que ela virou um assunto de muita importância no Turismo.

Emerson Souza
O chef de cozinha, Olivier Anquier
O chef de cozinha, Olivier Anquier
Anquier citou também o caso do Peru como excelente destino gastronômico. “Foi o primeiro país que fez um trabalho impressionante e conseguiu criar uma marca, um universo que não existia ali.”

Com um olhar visionário, criaram uma boa gastronomia e passaram a oferecer, além de todo o Turismo histórico e cultural, um viés diferente, que antes não tinha, para todo o fluxo de viajantes que para lá vai. “Foi um tiro certeiro. Hoje, na América Latina, quando se fala de polo gastronômico de alto nível, falamos do Peru”, diz.

Segundo Anquier, essa mudança no Brasil ocorreu em 1994, graças à estabilização da economia e criação do Plano Real. Com ele foi possível trazer matéria prima do Exterior para acrescentar, melhorar e evoluir a cozinha dos chefs brasileiros. As pessoas passaram também a viajar para fora, conhecendo outras culturas e comidas, voltando ao Brasil e esperando por algo parecido.

O Fórum PANROTAS 2018 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, apoio institucional do Sebrae Nacional, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, AMResorts, Argo Solutions, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, CVC, Elo, Esferatur Consolidação, Fecomércio São Paulo, Gol Linhas Aéreas, Delta Air Lines e Air France-KLM, GTA Assist, Localiza Hertz, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio CVB, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando e apoio da CEP Transportes, Pegasus Bus Orlando, Tour House, Vice Versa Tradução Simultânea e Vtex Day.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA