EVENTOS

WTM reunirá 42 operadoras e 600 expositores de 50 países


Emerson Souza
Acima: Vitor Bauab, Simon Mayle, Eduardo Murad, Luciane Leite, Roberta Nonis, Fernando Fischer e Gustavo Pinto; Abaixo: Ana Maria Berto, Danielle Roman, Thais Del Ben, Adriana cavalcanti, Bianca Pizzolito e Gervasio Tanabe
Acima: Vitor Bauab, Simon Mayle, Eduardo Murad, Luciane Leite, Roberta Nonis, Fernando Fischer e Gustavo Pinto; Abaixo: Ana Maria Berto, Danielle Roman, Thais Del Ben, Adriana cavalcanti, Bianca Pizzolito e Gervasio Tanabe
A WTM Latin America, que acontece entre os dias 2 e 4 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, terá, em sua sétima edição, mais expositores e caravanas mais cheias de agentes de viagens em relação a 2018.

“Serão 600 expositores com produtos de 50 países, e aumentamos de 26 para 42 o número de operadoras. Tivemos complicações no ano passado com a alta do dólar e período de eleições. Dos 26 Estados e Distrito Federal, tivemos apenas oito unidades federativas que permaneceram com a mesma gestão. Foi como começar do zero em janeiro, mas o Turismo ainda figura como uma grande alavanca para a nossa economia”, afirma a diretora do evento, Luciane Leite.

ESTREANTES

Estrearão em 2019 os destinos da China, Moscou (Rússia) e o espaço chamado O Melhor do Caribe, além do retorno de Alagoas, Bahia, Búzios (RJ) e Santa Catarina com estandes independentes, e a estreia de Paraubepas (PA) e Serra Gaúcha. Os estandes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, El Savador, Cuba e Ministério do Turismo foram ampliados. No Pavilhão Internacional, que reúne países não representados oficialmente na edição, estão confirmadas doze empresas do Marrocos, França, Suíça, Reino Unido, Itália, Egito, Malta, Espanha e Holanda.

“A ideia é fazer da WTM um hub na América Latina e promover mudanças na indústria, que se reinventa todo tempo. Focamos em dois pilares: diversidade e governança. A diversidade para trazer uma realidade maior, e a governança para dar mais robustez na estratégia. Colocamos no board segmentos que ainda não estavam sentados na mesa e trazemos mais conteúdo”, reforça a presidente do Advisory Board da WTM Latin America, Adriana Cavalcanti.

CARAVANAS
No programa Agente na Estrada, em parceria com a Interamerican Network, o número de participantes já ultrapassou 700 (400 inscritos via aéreo, em 27 roteiros, e 300 no rodoviário, com nove roteiros). A expectativa é alcançar 800. Neste ano há cidades inéditas como Garça (SP), Rio Branco, Macapá, Porto Velho e Boa Vista. Serão abertas as inscrições para Joinville e Navegantes, ambas em Santa Catarina. Os participantes terão de cumprir uma agenda na feira com o objetivo de gerar resultados.

“Estamos trazendo agentes que nunca tinham tido esse privilégio com caravanas em novas regiões. São pessoas que têm potencial e só não haviam tido essa experiência antes. Em várias reuniões com a conselheira Ana Maria Berto, da Orinter, soubemos o que era importante também no lado das operadoras, um dos focos neste ano”, explica a presidente da Interamerican Network, Danielle Roman.

Emerson Souza
A diretora da WTM Latin America, Luciane Leite, entre Simon Mayle e Fernando Fischer, da Reed Exhibitions
A diretora da WTM Latin America, Luciane Leite, entre Simon Mayle e Fernando Fischer, da Reed Exhibitions
NOVIDADES
A feira contará com um novo sistema de agendamento, mais simplificado, além do programa de Hosted Buyers, que somarão 75 (sendo 60 fully hosted buyers e 15 semi-hosted buyers). Foi desenvolvida também a plataforma WTM Live, em parceria com a B2 Live, para ações promocionais com os hosted buyers e agentes.

Além disso, haverá o lançamento do Prêmio Turismo Responsável, que já acontece nas edições de Londres e Cidade do Cabo. Os troféus serão entregues no próximo ano em categorias de Melhor Iniciativa para Redução de Pobreza e Inclusão, Conservação da Biodiversidade, Conservação do Patrimônio Cultural e Melhor Destino para Turismo Responsável. Já o Women in Travel será um espaço dedicado ao empoderamento feminino e elevação da carreira das mulheres no Turismo.

O Programa Turismo Corporativo terá apoio da Gol, que levará 45 gestores de viagens de todo o País e o Roteiro Innovation Mice ficará responsável por levar conteúdo qualificado em parceria com Alagev, Ampro e MPI. Em paralelo, o Travel Forward terá conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade com especialistas.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA