Da Redação   |   22/09/2023 18:50
Atualizada em 22/09/2023 18:51

ILTM North America: brasileiros cobram definição de processo de visto

Redes hoteleiras notaram que diversos compradores internacionais conhecem muito pouco do nosso País

PANROTAS/Carla Lencastre
Simon Mayle, diretor da ILTM North America
Simon Mayle, diretor da ILTM North America

NASSAU, Bahamas - Mais de 4 milhões de visitantes estrangeiros estiveram no Brasil entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Embratur. O número aponta para uma tendência de crescimento. Porém, o fato de que ainda há muito trabalho a ser feito foi uma unanimidade entre os expositores brasileiros que participaram da feira International Luxury Travel Market North America (ILTM NA), encerrada em 21 de setembro.

A feira de viagens de luxo é voltada para o mercado de compradores da América do Norte. Para alguns hotéis, como o Belmond Copacabana Palace e o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, este é o principal mercado internacional. Mas há o que crescer, como destaca Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Rio, do Santa Teresa MGallery e do Sofitel Ipanema, atualmente fechado para reforma e com reabertura prevista para o final de 2024:

“A Europa explodiu nesse verão. O viajante de luxo quer novos destinos. É uma oportunidade de crescimento para a América do Sul”,

Netto Moreira, gerente geral do Fairmont Rio, do Santa Teresa MGallery e do Sofitel Ipanema

Carolina Mogames, diretora de Vendas da Belmond na América Latina, destaca outros aspectos da ILTM NA e da promoção do Brasil no exterior:

Os EUA são o principal mercado internacional para o Copacabana Palace, e fiquei surpresa de ver que apenas cerca de 10% dos compradores conheciam o Rio. Como a feira teve 72% de novos buyers, tive a oportunidade de conversar com agentes de cidades americanas das quais nunca tinha ouvido falar. Isso abre toda uma nova gama de oportunidades. Mas o governo também precisa fazer a parte dele. Ainda há muitas dúvidas sobre como será o visto. O turista de luxo não se importa de pagar, mas ele precisa quer ter uma informação objetiva”.

A exigência de visto para visitantes americanos, canadenses e australianos estava prevista para entrar em vigor em 1º de outubro, e mês passado foi adiada para 10 de janeiro. Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio/Rio CVB, também ressaltou a questão do visto:

“Em todas as reuniões, tentei deixar claro que o visto vai voltar a ser exigido. Muito comprador ainda não sabe. E temos que esclarecer como vai ser o processo. O interesse pelo Rio aumentou, em torno de 50% dos buyers não conhecem o Rio. Estamos promovendo novos programas, como os roteiros de bem-estar e da herança africana no Centro da cidade, com o Cais do Valongo e a Pedra do Sal. A diferença cambial faz com que o Rio tenha uma boa relação custo x benefício para os americanos. E a volta dos voos internos para o Aeroporto Internacional do Galeão também torna a conectividade um ponto interessante”.

A malha aérea é destacada por Cristina Colin, gerente de Vendas do Caiman, no Pantanal:

“Apresento o nosso refúgio e sugiro roteiros começando por São Paulo e terminando pelo Rio de Janeiro. O mercado americano é internacional o mais forte no Caiman, e ainda assim muitos compradores se surpreendem ao saber que oferecemos safáris no Pantanal”.

A PANROTAS é media partner da ILTM North America

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America e com seguro GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Colaboração para o Portal PANROTAS

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!