Segunda edição do Workshop Inspira Mundi acontece em Manaus (AM)
Encontro técnico foi realizado no dia 17 durante a Convenção de Turismo da Amazónia para 60 participantes

A cidade de Manaus (AM) foi o destino escolhido para a segunda edição do Workshop Inspira Mundi. O encontro técnico foi realizado no último sábado (17), durante a 3ª Conta – Convenção de Turismo da Amazônia, e reuniu cerca de 60 participantes, entre gestores de empreendimentos turísticos de diversas regiões do Brasil.
O Inspira Mundi é uma iniciativa da LAB Turismo Consultoria, em parceria com Thiago Akira e Daniel Turbox. O programa é baseado nas feiras tem como como Fitur (Madrid), WTM (São Paulo) e BTL (Lisboa), e tem como objetivo compartilhar aprendizados, cases e tendências observadas nas principais feiras internacionais de Turismo. A ação integra o projeto Inspira Mundi, que também promove conteúdos em tempo real durante os eventos globais do setor.
Esta edição do workshop contou com o importante apoio do Sebrae Amazonas e da Abav-AM. “Receber o Inspira Mundi dentro da Conta foi um privilégio para a Abav-AM. Acreditamos que o turismo da Amazônia tem muito a aprender e a ensinar ao mundo, e iniciativas como essa nos conectam com o que há de mais atual no cenário internacional”
Jaime Mendonça, presidente da entidade
Para Fábio Souza, coordenador de Turismo do Sebrae Amazonas, “a aproximação com projetos como o Inspira Mundi traz novas perspectivas para os empreendedores locais, especialmente no que diz respeito à inovação, à competitividade e à visão estratégica de mercado”.
Aprendizados
A apresentação foi dividida em três eixos principais de conteúdo. Richard Alves, diretor-executivo da LAB Turismo, abordou os temas de gestão de destinos, parcerias público-privadas e sustentabilidade.
“O projeto Inspira Mundi é uma forma de devolver para o trade o conhecimento adquirido fora do país. A troca que acontece nesses encontros é poderosa e fortalece a construção de um Turismo mais inovador e conectado com as transformações globais”, afirmou Alves.
Thiago Akira compartilhou aprendizados sobre marketing e comunicação digital turístico, com destaque para os cases de branding e posicionamento de destinos observados nos estandes internacionais. Já Daniel Turbox trouxe insights sobre inovação digital e inteligência aplicada ao turismo, ressaltando como o uso estratégico de dados pode potencializar a presença do Brasil no mercado global.
A primeira edição presencial do workshop foi realizada em Campo Grande (MS), em março deste ano, em parceria com o Sebrae-MS e a Fundtur-MS. A próxima edição confirmada será em Porto Seguro (BA), no dia 8 de agosto.