CEO da PANROTAS fala sobre transformações do Turismo em podcast; assista
José Guilherme Alcorta abordou tendências, propósito e o papel do Brasil no cenário global do Turismo

O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, foi o convidado do podcast Conexão Viagem, apresentado por Sheila Magalhães e Rodrigo Possato. Na conversa, ele relembrou a história da empresa, analisou tendências do mercado e destacou o papel do Turismo como vetor econômico e social para o Brasil.
Alcorta lembrou a fundação da PANROTAS como guia e a evolução com a introdução do jornalismo e do digital se integrando ao conteúdo. Ele também falou sobre os evento organizados pela empresa, criando um ecossistema de relacionamento para o trade. "De 2010 para frente, unimos o jornalismo à plataforma de eventos e ao digital, consolidando nossa vocação de conectar o mercado", afirmou.
Apesar de fazer parte de uma empresa familiar, o executivo revelou que não planejava seguir esse caminho. "Depois de estudar marketing, percebi o potencial de transformar o negócio e vi espaço para inovar dentro do Turismo", disse.
O executivo refletiu também sobre tendências do setor e deu especial atenção ao um segmento em franca expansão: o luxo. "Sai a ostentação e entra a memória. Hoje o luxo é viver experiências que transformam e têm propósito", afirmou.
Ainda segundo o CEO da PANROTAS, essa mudança também reflete um novo comportamento do viajante: buscar pertencimento, propósito e impacto positivo. "As pessoas querem cuidar da alma e deixar uma pegada turística positiva", observou.
Alcorta também passou pelo tema política e elogiou ainda o trabalho da Embratur antes de falar sobre tecnologia, lembrando da recente iniciativa da PANROTAS de criar um curso de IA para agentes de viagens.
Ao final da entrevista, Alcorta respondeu a um bate-bola sobre preferências pessoais. Veja:
- Um lugar que sabe receber o turista como ninguém: Barcelona
- Viagem ideal para relaxar: Nordeste brasileiro
- Destino para onde sempre quer voltar: Avaré (SP)
- Um lugar ainda subestimado: Amazônia
- Refeição marcante em viagem: Moqueca
- Viagens que mais o marcaram: Nepal e Butão
- Melhor infraestrutura turística: Cancún
- Hotel ou casa? Casa
- Melhor tipo de programa: Trilha e contato com a natureza
- Aeroporto que é uma experiência: Miami
- Viagem dos sonhos: Voluntariado com elefantes ao lado das filhas
- Item indispensável: Carregador de celular
- Trilha sonora de viagem: Clóvis de Barros
- Poder acompanhar as transformações do Turismo é: Um privilégio