Beatriz Contelli   |   22/08/2025 14:31

Projeto levará brasileiras a Londres em viagem focada em carreira e transformação pessoal

Objetivo é que as mulheres possam conhecer o destino e refletirem sobre autoconfiança e finanças pessoais


Unsplash/Luke Ow
Notting Hill, Westminster e Wimbledon serão alguns dos lugares que as participantes conhecerão
Notting Hill, Westminster e Wimbledon serão alguns dos lugares que as participantes conhecerão

Uma viagem imersiva a Londres que pretende conectar Turismo cultural e desenvolvimento de carreira em uma proposta voltada exclusivamente para mulheres. Esta iniciativa marca a primeira edição do Projeto Conexões pelo Mundo, idealizado pela mentora de carreira Juliana Kaiser e pela planejadora financeira Luciana Ikedo.

O roteiro inclui paradas em locais de destaque da capital britânica, como Notting Hill, Westminster, Wimbledon, Covent Garden e o Palácio de Buckingham, combinando visitas turísticas a atividades de reflexão sobre autoconfiança, finanças pessoais e trajetória profissional.

A experiência surge em um contexto de desigualdades sociais. Segundo dados da FGV, o trabalho de cuidado não remunerado feito por mulheres equivale a 8,5% do PIB brasileiro, chegando a 13% na comparação com os homens. Em valores de 2023, isso representaria cerca de R$ 1,1 trilhão. A sobrecarga doméstica resulta em carreiras interrompidas, maior incidência de problemas emocionais e menor acesso a promoções. Entre as mães com três ou mais filhos, 40% ficam fora do mercado de trabalho, frente a apenas 0,6% dos homens.

As próprias trajetórias das idealizadoras refletem essa realidade. Filha de família periférica em São Paulo, Luciana Ikedo foi a primeira da casa a concluir o ensino superior. Aos 30 anos, tirou o primeiro passaporte para participar de um programa internacional da FGV em parceria com a Universidade de Ohio, superando barreiras pessoais e sociais. Desde então, visitou 24 países, palestrou em cidades da Europa e participou de eventos acadêmicos e profissionais nos Estados Unidos.

Juliana Kaiser conciliou trabalho e estudos desde cedo para alcançar independência financeira. Sua primeira experiência internacional ocorreu em um mochilão pela Europa, ainda estudante, que a inspirou a levar, por mais de dez anos, grupos de alunas para vivências culturais no Exterior. Hoje, ela soma passagens por mais de 40 países, além de residências na Inglaterra, Portugal e Peru. Atualmente, conclui doutorado em Gênero e Sexualidade pela University College London.

A proposta do Conexões pelo Mundo é transformar experiências individuais em aprendizado coletivo. Durante a viagem, as participantes terão acesso a ferramentas de autoconhecimento, como o Perfil Comportamental DISC, e participarão de encontros sobre educação financeira, autoconfiança e desenvolvimento profissional.

Além do itinerário turístico, a iniciativa prevê que cada integrante registre suas vivências em um livro colaborativo a ser lançado após o retorno ao Brasil. O objetivo, segundo as organizadoras, é que as mulheres voltem não apenas com lembranças e fotos, mas com uma nova percepção sobre suas próprias trajetórias.

Na preparação, e para levar na bagagem, quem se candidatar à experiência vai passar por reuniões on-line de orientações do que levar e como se preparar tecnicamente para a imersão, além de reuniões de acolhimento. Entre os destaques da viagem, uma playlist para viver esses momentos, com canções como “ It’s a Beautiful Day”, do U2, e “London Calling”, do The Clash.

“Queremos que cada participante volte com a sensação de que o mundo é seu também, que existe lugar, voz e espaço para ela em qualquer lugar que escolher estar”, afirma Luciana. Juliana completa: “Será uma oportunidade de romper barreiras e redescobrir a própria força.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados