Da Redação   |   10/02/2021 15:29   |   Atualizada em 10/02/2021 15:36

Morre Carlos Guimarães, fundador da icônica operadora Soletur

Fundador e ex-presidente da Soletur não resiste a complicações da covid-19


Emerson Souza
Carlos Augusto Guimarães Filho em entrevista ao editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, em 2014
Carlos Augusto Guimarães Filho em entrevista ao editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, em 2014
Morreu ontem (9) Carlos Augusto Guimarães Filho, o ex-presidente da Soletur, empresa que fundou com seu pai, Carlos Augusto Guimarães, falecido em 2001. Aos 82 anos, o também empreendedor da hotelaria em Prado, na Bahia, não resistiu a complicações provocadas pela covid-19.

Fundada em 1964, a Soletur foi a maior operadora de Turismo do Brasil e quebrou em 2001. Sediada no Rio de Janeiro, a Soletur era conhecida por seus ônibus pelo mundo (as Solnaves), pelos circuitos internacionais, pelos fretamentos para Miami e Nova York e por ter formado toda uma geração de guias, promotores, vendedores, executivos e especialistas em Turismo. Quem começou no Turismo há mais de 20 ou 30 anos com certeza tem uma história com a Soletur.

Em 2014, dr. Carlos, como era conhecido, deu sua última entrevista à PANROTAS. O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, o encontrou no Aeroporto Santos Dumont, onde ele contou que se dedicava à psicologia e aos hotéis na Bahia. Levou muitos recortes e fotos antigas e disse que por muito tempo se perguntou se havia feito a coisa certa ao fechar a Soletur, em meio à crise internacional causada pela alta do dólar e os atentados do 11 de setembro.

Nas décadas de 1980 e 1990, a Soletur tinha a forçae o prestígio de uma CVC, empresa que acabou ajudando Guimarães na época do fechamento, para acomodar passageiros.

Relembre clicando aqui.

Tópicos relacionados