Da Redação   |   29/06/2021 08:40   |   Atualizada em 29/06/2021 14:37

Falece em São Paulo Michel Tuma Ness, o Michelão

Michelão havia passado por cirurgia no coração


PANROTAS / Emerson Souza
Michel Tumas Ness
Michel Tumas Ness
Faleceu esta madrugada em São Paulo Michel Tuma Ness, conhecido por todos como Michelão. Era presidente da Fenactur (Federação Nacional do Turismo), que recentemente ele levou à CNC, criador do Clube do Feijão Amigo, que incentivava o relacionamento entre profissionais de Turismo em uma clima descontraído, e por alguns dias chegou a ser presidente da Transbrasil, pouco antes da companhia deixar de voar.

Michelão também era conhecido por levar sua mortadela para eventos e feiras no Brasil e no mundo, paixão que passou ao filho Alexandre, chef de cozinha. Michelão deixa dois outros filhos, Marcello e Fábio, este cultivava uma outra paixão do pai, por pimenta, e era viúvo de dona Fátima, com quem foi casado por décadas.

Michel Tuma Ness havia passado por uma cirurgia no coração, mas não resistiu durante a recuperação e faleceu na madrugada desta terça-feira, em São Paulo. O enterro será reservado à família.

Michelão, que sempre saudava a todos com a palavra "presidente", morreu aos 81 anos.

TRADE LAMENTA
“Estou bem abalado, era como um segundo pai para mim. Fecha-se um ciclo da Turismo, da Velha Guarda. Feijão Amigo agora é no céu, junto com meu pai e tantos outros”, Aldo Siviero Jr., presidente do Sindetur-RJ e diretor da Fenactur.

“Sua bondade era proporcional a sua altura: era um gigante em todos os sentidos positivos. Líder nato, se orgulhava em dizer que mal completara os estudos, contudo tinha doutorado na arte da vida, na habilidade de fazer e conservar amigos. Agregador reuniu em torno da Fenactur líderes dos Sindetur estaduais, em inconteste direção. Com enorme prestígio pessoal deu voz, vez e dimensão à Federação e também ao Clube do Feijão Amigo, que fundou com amigos e com o qual fez eventos em várias partes do mundo, sempre caracterizados pelo clima familiar, de camaradagem, alegria e da igualdade representada pelos aventais. Acolhedor recebia a todos com igual tratamento e consideração, assim fui tratado quando em 1998 eleito para o Sindetur Alagoas, de imediato ganhando sua amizade, carinho e constante atenção, até ontem. Vai com Deus, querido Michelão, ao encontro de sua Fátima, do Vitão e tantos outros amigos. Seu exemplo e amizade permanecerão conosco”, Carlos Palmeira, Sindetur-AL.

"A Associação Brasileira de Agências de Viagens recebe com imenso pesar a notícia da passagem de um dos maiores ícones do Turismo brasileiro, e amigo querido, Michel Tuma Ness. Líder nato e apaixonado pelo setor a que dedicou os melhores anos de sua vida, Michelão nos deixa a saudade da alegria contagiante e um legado de força e perseverança. Nossas sinceras condolências à família e aos amigos", Magda Nassar e equipe da Abav Nacional.

Veja abaixo algumas fotos de sua trajetória no Turismo.

Tópicos relacionados