MOVIMENTAÇÃO

Turismo de SP anuncia coordenador e assessor técnico


Divulgação
Rodrigo Ramos e Vanilson Fickert são os reforços
Rodrigo Ramos e Vanilson Fickert são os reforços
Os turismólogos Rodrigo Ramos e Vanilson Fickert assumem agora um novo desafio no Turismo do Estado de São Paulo. Ramos é o novo coordenador de Turismo do Estado de São Paulo (Cotur) e Fickert se tornou assessor técnico do Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo.

Para o coordenador, uma das prioridades é reestruturar a equipe da Cotur para implantar uma nova dinâmica, de acordo com as diretrizes da atual gestão do secretário Vinicius Lummertz. “Assumi esta atribuição com a visão no ordenamento e na promoção turística do Estado”, comenta Ramos.

Fickert, que trabalha há 20 anos na Secretaria de Turismo, diz que vai atuar diretamente na assessoria técnica “para subsidiar as decisões do gabinete relativas às novas estratégias de atuação da pasta”.

CURRÍCULOS
Rodrigo Ramos é especialista em gestão de destinos turísticos sustentáveis pela Universidad de la Cooperación Internacional da Costa Rica e gestor em economia criativa pela Fundação Barcelona Media. Atua há 20 anos na área e em diversos projetos no Brasil, Chile, Bolívia e Itália.

Hoje é representante no país do Instituto de Turismo Sustentável para América Latina e o Caribe e Associated Partner do Instituto Copenhagen de Estudos do Futuro para os temas turismo e sustentabilidade. Foi interlocutor e Gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira. Também foi Secretário de Turismo e Cultura do município paulista de Monteiro Lobato (2016/2017). É turismólogo pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Gestão de Mercado Turístico (Eca/USP) e em Gestão de Destinos.

Já Vanilson Fickert Graciose é bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Eca/USP – 1997). Atua na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo desde 18 de dezembro de 2001 no setor técnico e desde abril de 2018 como Coordenador de Turismo do Estado.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA