Da Redação   |   18/06/2020 10:38
Atualizada em 18/06/2020 10:46

Novo secretário, Lucas Fiuza cuidará de parcerias e Fungetur no MTur

Lucas Fiuza é o novo secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur

MTUR
Roberto Castro/MTur
Lucas Felício Fiuza é o novo secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo
Lucas Felício Fiuza é o novo secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo
O turismólogo Lucas Felício Fiuza é o novo secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo. Recém-criada pela nova estrutura do MTur, a secretaria tem o objetivo de atrair investimentos privados para o setor por meio da melhora do ambiente de negócios, com foco na segurança jurídica e nas parcerias público-privadas envolvendo concessões e autorizações.

Também faz parte das atribuições da pasta, o Fungetur (Fundo Geral do Turismo) e o apoio ao crédito, segundo o ministério "um pilar fundamental no estímulo aos investimentos no setor do Turismo". Além disso, o titular terá a função de integrar o planejamento, o ordenamento e a gestão territorial do setor às estratégias de atração de investimentos.

Para Fiuza, este será um grande e um ótimo desafio que ele terá pela frente. “Agradeço ao ministro Marcelo Álvaro Antônio e ao presidente Bolsonaro pela honra e pela confiança. Não tenho dúvidas de que essa nova secretaria é estratégica para o desenvolvimento do Turismo brasileiro. O crédito e principalmente os investimentos privados para o Turismo serão a grande alavanca da retomada. O Brasil se tornou a maior reserva de mercado turístico do mundo e a SNAIC nasce para viabilizar o ingresso desses novos investimentos e a realização daqueles que já estavam programados, mas tiveram obstáculos. Chegou a hora do Brasil realizar todo seu potencial e promover a prosperidade que o Turismo pode, e vai, proporcionar ao povo vrasileiro.”

Natural de Fortaleza (CE), o novo secretário possui formação em Turismo e Hotelaria pela universidade da capital cearense e pós-graduação em Escola Austríaca de Economia pelo Insituto Mises Brasil. Já atuou como CEO em uma empresa do ramo turístico-imobiliário e foi diretor-presidente em uma companhia de construção. Desde agosto de 2019, Fiuza atuava como coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur do Ministério do Turismo, atuando na linha de frente para a liberação do R$ 5 bilhões em crédito para ajudar o setor.

NOVA SECRETARIA
Para fortalecer a política de atração de investimentos privados para o setor de Turismo, o Ministério do Turismo modificou o nome da antiga Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional (SNINT) para Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC). Composta por dois departamentos: de Ordenamento, Parceiras e Concessões; e de Atração de Investimentos, a SNAIC absorveu as competências do atual Departamento de Ordenamento Turístico - DEOTur, da antiga Secretaria de Estruturação do Turismo (SNETur). O Programa Regionalização do Turismo, o Prodetur +Turismo, o mapeamento e categorização de municípios e a gestão do Fungetur, ficam sob a responsabilidade da SNAIC.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11171 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS