Beatriz Contelli   |   19/03/2024 10:57
Atualizada em 19/03/2024 11:00

Veja a história de Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras do Festuris

Profissionais começaram no setor há 35 anos e contribuíram para a divulgação de Gramado como destino


Divulgação/Festuris Gramado
Marta Rossi e Silvia Zorzanello
Marta Rossi e Silvia Zorzanello

Para enfatizar as lutas femininas e celebrar os 35 anos do Festuris, a organização do evento relembra a trajetória de Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, de Gramado (RS), que viram na feira uma oportunidade de contribuir para a profissionalização do Turismo na Região das Hortênsias e também colocar o Rio Grande do Sul no mapa do Turismo nacional.

Ainda que tenha começado pequeno, em 1989, ocupando apenas dois pavilhões da Prefeitura de Gramado, o Festuris chegou a sua 35a edição em 2023, impactando o município em R$ 40 milhões e gerando R$ 400 milhões em negócios.

Marta e Silvia também ficaram conhecidas pela realização do Chocofest, evento focado no público final, que buscava enfatizar a magia do chocolate para as ruas da cidade. “Olho para trás e só agora consigo medir a coragem que tivemos na época e quanto desafiador foi essa iniciativa. Se hoje ainda temos uma resistência no mercado de trabalho no desempenho profissional feminino, imagina há 35 anos. Éramos vistas como duas mulheres do interior do Estado que queriam executar um projeto audacioso em uma cidade do interior. Junto à época, as lideranças desse cenário eram em sua maioria homens. Nos consideravam ‘fora da casinha’”, lembra Marta.

A partir de 2010, Silvia passou o legado para o seu filho, Eduardo Zorzanello, que seguiu como sócio e amigo de Marta após o falecimento de sua mãe. A Rossi & Zorzanello também contou com a breve contribuição de mais um sócio, o atual CEO da Gramado Summit e filho de Marta, Marcus Rossi.

Atualmente, a empresa segue produzindo eventos, sendo o seu mais recente o Connection Experience. Nasceu durante a pandemia e com o propósito de desenvolver o Turismo. Sua edição de 2023 abordou o tema Terroirs do Brasil, onde explorou as singularidades das regiões brasileiras por meio dos seus produtos de origem.

Marta enfatiza que, “o Festuris foi construído por meio de um trabalho de formiguinha. Eu e a Silvia batíamos de porta em porta buscando apresentar os nossos projetos e sonhos. Nós crescemos lentamente em cima de uma proposta com potencial, mas subestimada pelo mercado. E, da mesma maneira, faremos com o Connection, visando não somente colocar nas prateleiras produtos de alta qualidade, mas também suas histórias e de quem os produz”.

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