Pedro Menezes   |   10/05/2025 08:00

Dia do Guia de Turismo: Brasil supera os 37 mil profissionais registrados no Cadastur

Sancionada em 2024, a lei que instituiu a data marca um avanço no reconhecimento legal da categoria


Silvia Souza e Lalá Show, da Atalaia/Luck Noronha, dois de milhares de guias de Turismo que já acompanharam as viagens da PANROTAS nestas últimas décadas
Silvia Souza e Lalá Show, da Atalaia/Luck Noronha, dois de milhares de guias de Turismo que já acompanharam as viagens da PANROTAS nestas últimas décadas

Hoje, dia 10 de maio, é o Dia Nacional do Guia de Turismo, data que fortalece o reconhecimento da atividade no País. Sancionada em 2024, a lei que instituiu a data marca um avanço no reconhecimento legal da categoria.

Segundo dados de maio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Brasil conta com 37.780 guias registrados — número que vem crescendo de forma consistente, em meio a investimento em qualificação, valorização e formalização desses profissionais.

“Ao conduzirem os visitantes por tantas regiões do país, os guias de turismo compartilham histórias, tradições e a identidade do povo brasileiro. São imprescindíveis para nosso setor. Por isso, o Ministério do Turismo atua firmemente valorizando essa categoria”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre as iniciativas da pasta, Sabino destaca a Nova Lei Geral do Turismo, que trouxe mudanças significativas, como o fortalecimento do Cadastur e a permissão para que guias utilizem seus próprios veículos durante as atividades profissionais — uma antiga demanda da categoria.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados