Da Redação   |   25/05/2025 09:30
Atualizada em 25/05/2025 15:00

Vila Galé confirma novo hotel em Brumadinho (MG)

Rede anunciou sua segunda unidade no Estado durante inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto (MG)

Kaio Fragoso
Secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Leônidas José de Oliveira, governador de Minas Gerais, Romeu Zema, presidente do Vila Galé Jorge Rebelo de Almeida, e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Leônidas José de Oliveira, governador de Minas Gerais, Romeu Zema, presidente do Vila Galé Jorge Rebelo de Almeida, e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos

OURO PRETO (MG) - Durante a inauguração do primeiro hotel da rede Vila Galé em Minas Gerais, nesse sábado (24), em Ouro Preto, o grupo português anunciou seu próximo passo no Estado: a construção de uma nova unidade em Brumadinho.

O empreendimento, que terá 308 quartos, será erguido em uma área estrategicamente localizada: próxima ao Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina – que inicialmente foi o que atraiu o grupo ao estado – e à BR-381, via que liga Belo Horizonte a São Paulo e corta o Estado de norte a sul. O investimento ultrapassa os R$ 130 milhões, com apoio da prefeitura local, que irá transferir o terreno para viabilizar o projeto.

Gonçalo Rebelo de Almeida, vice-presidente do Grupo Vila Galé, explicou que o novo hotel integra a estratégia da empresa de apostar no patrimônio cultural como diferencial competitivo. Segundo ele, esse movimento da rede está ligado ao desenvolvimento da linha Collection, marca que agora também assina o hotel de Ouro Preto.

“Todo o desenvolvimento desta linha Collection tem a ver com a ligação muito forte entre o turismo e a cultura, e pegar em edifícios históricos ou em regiões históricas e desenvolver este conceito de hotel muito ligado ao património”

Gonçalo Rebelo de Almeida, VP do Grupo Vila Galé
PANROTAS/Luiza Lorenzetti
Inhotim, em Brumadinho
Inhotim, em Brumadinho

Ele ressaltou que o modelo já foi amplamente testado em Portugal, onde a rede conta com cerca de dez hotéis Collection em funcionamento. Minas Gerais, pela sua relevância histórica e riqueza arquitetônica, parece ser a continuação lógica dessa estratégia. Para ele, trata-se de um “casamento perfeito entre interior e cultura”.

Além disso, o executivo destacou que o grupo busca ampliar sua atuação em duas frentes complementares: desenvolvimento social e responsabilidade ambiental. A construção do novo hotel em Brumadinho vai além da oferta de hospedagem.

“Aqui, encontramos essa possibilidade de criar emprego, criar renda e apoiar algumas iniciativas. Nós vemos a recuperação do patrimônio como um fator de responsabilidade social, ou seja, trazer de volta a história dos povos"

Gonçalo Rebelo de Almeida, VP do Grupo Vila Galé

Do ponto de vista ambiental, a rede pretende manter o compromisso com práticas sustentáveis. Gonçalo citou o uso de energias renováveis, a redução do desperdício alimentar e o corte na geração de resíduos como práticas já incorporadas aos hotéis do grupo. O novo empreendimento deverá seguir os mesmos princípios.

Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite do Vila Galé.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados