Primeiro hotel da bandeira Motto by Hilton chega ao Brasil em 2026; veja detalhes
Novidade foi divulgada pela Atlantica durante o evento Best Partner 2025, que reuniu parceiros da rede

A Atlantica Hospitality International realizou na noite de hoje (9) no restaurante Manioca, em São Paulo, a primeira edição do Best Partner, evento com o intuito de reconhecer e estreitar a conexão com os principais parceiros de negócios da companhia.
Durante o evento, o VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica, Guilherme Martini, falou sobre as novidades da rede para 2026. Uma delas é a abertura do primeiro hotel da marca Motto by Hilton no Brasil, localizado no Recife, no primeiro trimestre do ano que vem, além da abertura do Transamerica Ribeirão Preto (SP), no início de 2026.
"A bandeira Motto é nova, do portfólio da Hilton, e se encaixa entre um hotel midscale e um econômico. É o que se chama de um econômico inteligente, com uma flexibilidade maior nos apartamentos", conta Martini.
"O hotel terá quartos com configurações completamente diferentes das que a gente está acostumado a ver em hotéis tradicionais, no que diz respeito a fatores como montagem de cama, configuração do quarto, flexibilidade, quartos que se juntam. Como conceito de produto, ele é disruptivo. É um hotel que está localizado em uma região de Recife em que a Atlântica ainda não está presente, que é o Centro Antigo", comenta Martini.
Segundo ele, é um produto que vai se encaixar dentro do portfólio da empresa. "É bastante transformador entrarmos nessa categoria, que é bem inovadora no mercado", destaca, ressaltando que o hotel receberá o público de lazer, mas também o corporativo. "Como é o primeiro no Brasil, a gente ainda vai testar a sensibilidade dele como produto, mas quando olhamos para experiência fora do País vemos que, mesmo sendo um produto disruptivo, ele acaba pegando um público bem cativo, que é o corporativo".
Priscila Pereira, diretora nacional de Vendas da Atlantica, complementa: "Hoje, nos produtos que temos, intercalamos o corporativo durante a semana e o lazer no final de semana. Abriremos o hotel no Recife bem perto do Carnaval, provavelmente, e com essa pegada do Motto, de lifestyle, imaginamos trazer um público muito moderno, o que é a mesma pegada que trouxemos com o Radisson Red", afirma.
Sobre a abertura do Transamerica Ribeirão Preto (SP), Guilherme Martini conta que se trata de uma conversão. "É um empreendimento que costumava ter duas bandeiras de uma rede concorrente e foi convertido agora. A partir do dia 2 de janeiro de 2026, abre com bandeira única (Transamerica).
2025 de desafios, mas também de resultados

O VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica conta que 2025 tem sido um ano desafiador, mas com bons resultados. "As condições de mercado estão se acomodando depois de um período de recuperação pós-pandemia. Ainda assim, a gente vem com um crescimento bem constante, tanto no que se refere à receita dos hotéis legados quanto no que diz respeito à expansão da rede. E isso vem nos fortalecendo", afirma.
"Abrimos hotéis importantes neste ano, como o Radisson Ibirapuera, uma flagship. É um hotel em São Paulo, é difícil a gente ver abertura de novos produtos na cidade. É um hotel que abriu 'decolando', então foi um sucesso. Também fechamos grandes conversões, a queda do Perse fez com que pudéssemos captar novos produtos no mercado. E acho que por mais que a gente tenha a régua alta do resultado da companhia, quando comparamos os resultados com os do ano passado, temos um crescimento acima de dois dígitos, o que é muito positivo. Acredito que 2026 será um ano desafiador também, mas também de grandes celebrações", destaca Priscila.
"2026 será um ano eleitoral e sabemos que anos assim são um pouco mais conturbados. Também será um ano com muitos feriados, então para o negócio corporativo ele acaba sendo mais truncado, enquanto para o segmento de lazer é mais atrativo. Teremos, ainda, o advento da Reforma Tributária e do ponto de vista administrativo temos algumas adaptações para fazer a partir do ano que vem. Será, também, um ano de Copa do Mundo, então a somatória dessa receita será interessante", comenta Martini.
Ele comenta que, historicamente, 2013 foi o melhor ano para a hotelaria no Brasil e que ele é usado como base de comparação. "Quando a gente pega o patamar de diária que o mercado praticava em 2013 e inflaciona, vemos que o mercado ainda está abaixo daquele nível e isso sinaliza para nós que ainda há espaço pra a recuperação de diária", complementa o executivo.
Por fim, ele destaca a participação em feiras e eventos do setor como estratégia da rede hoteleira. "A nossa participação nos eventos do setor nos ajudou muito comercialmente. Marcamos presença nos eventos nacionais, como WTM, Abav, Festuris, e também nos regionais, como BTN, Festival das Cataratas, Abav Interior. E também mudamos a forma como participamos desses eventos. Antes, íamos com um perfil muito institucional e nos últimos anos fomos muito focados no comercial, em uma batida muito mais agressiva. Tem sido um grande sucesso e manteremos para o ano que vem essa estratégia", conclui o VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica.
Atlantica Best Partner 2025

O Best Partner 2025 contou com a participação de aproximadamente 150 convidados, entre líderes do Turismo, operadoras, agências, associações do setor, empresas parceiras e clientes estratégicos. Cada um deles foi reconhecido com um troféu pela rede hoteleira.
De acordo com Priscila, a ação resultou em conversas próximas e trocas genuínas entre os convidados. “A nova ação de relacionamento da AHI nasce para se tornar um encontro mais exclusivo focado nos maiores clientes do ano de 2025, os 150 clientes que mais acreditam no nosso potencial, que mais nos desafiam, que mais nos impulsionam. Por isso, escolhemos o restaurante Casa Manioca para abrigar a celebração, que ofereceu uma atmosfera intimista e alinhada ao propósito da noite”, revela.