Filip Calixto   |   15/02/2020 17:36   |   Atualizada em 17/02/2020 09:51

Vila Galé patrocina obras na Igreja de São Domingos de Gusmão

A Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, em Salvador, teve seus sinos reativados após mais de meio século. A rede Vila Galé patrocinou as obras.

Filip Calixto
Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, entre José António Bastos e Jorge Rebelo de Almeida, da rede Vila Galé
Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, entre José António Bastos e Jorge Rebelo de Almeida, da rede Vila Galé
SALVADOR — Marco do Terreiro de Jesus, em frente à Catedral Basílica da capital baiana, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão teve hoje (15) um dia especial. Depois de quase meio século, os sinos do templo foram reativados e passaram a bater em sincronia com os da Catedral Basílica de Salvador e da Igreja do Rosário dos Pretos. A obra de restauração dos três instrumentos foi coordenada por uma parceria entre iniciativa pública e privada, com idealização da secretaria de Turismo do Estado e patrocínio da rede de hotéis Vila Galé.

A reativação dos sinos da igreja foi selada por uma missa realizada às 10h com representantes do poder público, liderados pelo secretário de Turismo, Fausto Franco, e da rede hoteleira representada pelo seu presidente, Jorge Rabelo de Almeida. Ambos dividiram os discursos do dia com o padre Nilton Francisco, que organiza as reuniões realizadas no templo.

"Estamos orgulhosos por contribuir de maneira efetiva para a história local que visa à valorização do patrimônio brasileiro", pontua o presidente da rede hoteleira portuguesa. De acordo com ele, a proposta de patrocínio das obras foi prontamente aceita e uma contribuição para um desejo antigo da empresa: a revitalização do centro histórico de Salvador. "O futuro do Turismo depende de ações desse tipo", completa.

Há 17 anos investindo na Bahia, onde administra duas propriedades, Almeida elogia a sensibilidade do atual governo baiano para as questões relacionadas ao Turismo. "O atual secretariado gostar de fazer as coisas acontecerem", afirma.

Elogiado pelo empresário português, o secretário baiano classifica o evento de hoje como sinérgico em relação às intenções do governo. "Estamos trabalhando para expandir o Turismo religioso e também para reconstruir o centro histórico da nossa capital. Em algumas ações, como essa de hoje, o apoio da iniciativa privada é fundamental", afirma Fausto Franco, que acrescenta ainda que, até agora, oito igrejas na região tiveram os sinos trocados e mais obras do tipo virão em breve.


Filip Calixto

RETORNO DOS SINOS

Além da secretaria e da rede hoteleira, tiveram ação ativa nas obras o historiador Rafael Dantas e o engenheiro Arthur Barros. Eles, inclusiv, explicam como será a mecânica para que os instrumentos, que são de 1792 e 1877, voltem a funcionar. Para acioná-los, foi instalado um sistema eletromagnético, que faz os sinos balançarem em horários programados eletronicamente, a princípio eles soam às 12h e às 18h. O dispositivo também preserva o equipamento e confere algumas possibilidades de toques.

Para que a volta dos sinos fosse possível, a torre da igreja ficou em obras por cerca de 40 dias e recebeu cerca de R$ 60 mil em investimentos aplicados pela rede Vila Galé.

O Portal PANROTAS viajou a convite da rede Vila Galé.

Veja mais fotos no álbum abaixo:

Tópicos relacionados