Filip Calixto   |   05/09/2025 10:26
Atualizada em 05/09/2025 10:29

Aviva inicia nova fase de branding e reorganiza categorias de hotéis e parques

Hotéis recebem novos nomes e categorias, enquanto Hot Park e Turminha ampliam presença

Divulgação/Aviva
O antigo Hotel Turismo passará a se chamar Refúgio Grand Premium. Este será o primeiro a adotar o novo nome, no fim de 2025
O antigo Hotel Turismo passará a se chamar Refúgio Grand Premium. Este será o primeiro a adotar o novo nome, no fim de 2025

A Aviva, plataforma de viagens e entretenimento que reúne os resorts Costa do Sauípe (BA), Rio Quente Resorts (GO), o parque aquático Hot Park e a Turminha da Zooeira, anunciou mudanças em sua arquitetura de marcas. O movimento integra o ciclo de investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2028 e "marca o reposicionamento estratégico da companhia, que passa a adotar novas categorias e nomes em seus hotéis e amplia a integração de seu portfólio".

Segundo Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas da Aviva, a iniciativa vai além de uma atualização de nomenclaturas:

"Mais do que trocar nomes, o branding tem o papel de acompanhar a evolução estratégica dos negócios da Aviva. Cada hotel ganha uma identidade clara, respeitando a memória afetiva que muitos hóspedes têm, mas conectando-a ao patamar de experiência que entregamos hoje"

Edson Cândido

A estratégia também dialoga com a campanha Onde o Paraíso se Revela, voltada a apresentar Rio Quente a novos públicos e ressaltar o fenômeno das águas naturalmente quentes da região.

Categorias e novos nomes da hotelaria

Os hotéis da Aviva passam a ser organizados em três categorias:

  • Grand Premium: hotéis de padrão elevado, com serviços personalizados.
  • Premium: hospedagens que unem tradição e modernidade, com conforto e proximidade das atrações.
  • Essential: hotéis de base, voltados para famílias, grupos maiores e praticidade.

No Rio Quente Resorts, pesquisas de percepção de marca orientaram as mudanças. Os novos nomes serão implementados conforme as renovações estruturais forem concluídas:

  • Origem Premium (antigo Hotel Pousada)
  • Refúgio Grand Premium (antigo Hotel Turismo) – primeiro a adotar o novo nome, no fim de 2025
  • Vista Grand Premium (antigo Hotel Cristal)
  • Os hotéis Giardino, Luupi e Eco Chalés mantêm os nomes atuais, representando a categoria Essential.
PANROTAS / Filip Calixto
Alessandro Cunha, CEO da Aviva
Alessandro Cunha, CEO da Aviva

De acordo com Alessandro Cunha, CEO da Aviva, o processo respeitou a trajetória da marca.

"Quando decidimos atualizar os nomes, partimos do respeito à memória afetiva de hóspedes e comunidade. É um movimento de evolução, mas que honra as raízes do que o Rio Quente Resorts representa. Esse olhar ajuda a guiar famílias em suas férias ideais, conecta a Aviva a novos públicos e mantém viva a história de destinos que marcam gerações"

Alessandro Cunha.

Expansão para parques, entretenimento e residenciais

A reorganização do Rio Quente Resorts faz parte de um movimento mais amplo que inclui outras frentes:

  • Hot Park: passa por nacionalização da marca, com localizadores geográficos. A unidade goiana passa a se chamar Hot Park Rio Quente, enquanto a nova unidade prevista para 2027, na Bahia, será o Hot Park Costa do Sauípe.
  • Turminha da Zooeira: ganha força com série animada no YouTube e na Latam Play, ampliando o licenciamento e assumindo papel central na tematização dos parques.
  • Residenciais upscale: entrada no mercado de alto padrão com produtos de timeshare. O InCasa Private Residence Club, em Rio Quente, reúne 40 casas em condomínio exclusivo. O InCanto Residence Club, previsto para 2029 no litoral norte da Bahia, terá modelo High End Timeshare.

Estratégia consolidada

A reorganização do portfólio reforça a visão da Aviva como plataforma múltipla. Desde 2018, quando adquiriu a Costa do Sauípe, a companhia vem unificando suas marcas sob um mesmo posicionamento.

“Mais do que uma atualização visual, é um reposicionamento estratégico. Queremos comunicar com clareza, facilitar a decisão de compra e reforçar nosso propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza”, conclui Cândido.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7320 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes