Beatriz Contelli   |   31/10/2025 18:18
Atualizada em 31/10/2025 18:21

Vila Galé se prepara para COP30 e reforça expansão para quatro Estados brasileiros

Rede portuguesa tem apostado em hotéis boutique localizados em edifícios históricos

PANROTAS / Beatriz Contelli
Jorge Rebelo, presidente da Vila Galé Hotéis
Jorge Rebelo, presidente da Vila Galé Hotéis

BELÉM - Seguindo o propósito de restaurar edifícios históricos e acompanhando a onda de revitalizações e inaugurações que acontecem em Belém para a COP30, a Vila Galé acaba de abrir seu primeiro hotel na capital paraense.

O Vila Galé Collection Amazônia (veja fotos aqui) está localizado em três antigos armazéns do Porto Futuro II e manteve o formato horizontal com o objetivo de preservar a integridade arquitetônica. A rede acredita que o empreendimento será um legado positivo da COP30, com o potencial de posicionar Belém no mercado internacional.

“Esse hotel não viverá só da COP30. A hotelaria, no geral, não se sustenta apenas com grandes eventos. Os eventos passam e os hotéis continuam. O hotel está praticamente pronto, funcionará 100% durante a COP30 e, em comparação aos outros hotéis da região, buscamos manter as tarifas mais baixas durante o evento. Acreditamos que o Vila Galé Collection Amazônia e a COP30 contribuirão para angariar mais eventos em Belém, desenvolver novos roteiros turísticos e trazer um novo perfil de público à cidade”,

Gonçalo Rebelo, administrador do Grupo Vila Galé.

Rebelo ainda afirmou que o hotel contará com um quadro de 150 profissionais, contribuindo com a geração de renda na capital, e receberá a delegação de Portugal e de outros países durante a COP30. Para o ano que vem, a expectativa é de alcançar 50% de ocupação.

Jorge Rebelo, presidente da rede, complementou reforçando que “a Vila Galé tem a missão de não construir apenas quartos para as pessoas dormirem, mas oferecer experiências, cultura e lazer. Manter e restaurar patrimônios históricos é uma obrigação. Cidades sem patrimônios ficam sem história e sem memória. É um prazer para a Vila Galé dar vida a um novo prédio. A proposta do Vila Galé Collection Amazônia é homenagear as mulheres e a Amazônia, e celebrar a gastronomia paraense, que é tão única”

PANROTAS / Beatriz Contelli
Gonçalo Rebelo, da Vila Galé
Gonçalo Rebelo, da Vila Galé

Novos horizontes à frente

No período de um ano, a Vila Galé inaugurou três hotéis da linha Collection no Brasil: o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (CE), o Vila Galé Collection Ouro Preto (MG) e o Vila Galé Collection Amazônia (AM). E a rede segue com a estratégia de expansão pelo País.

Os próximos projetos incluem:

  • Possibilidade de três hotéis em Santa Catarina, sendo um próximo ao Sapiens Parque, em Florianópolis;
  • Dois hotéis Collection em São Luís do Maranhão;
  • Dois hotéis em Coruripe (AL), sendo um voltado para o público infantil;
  • Um hotel em Brumadinho (MG), próximo ao Inhotim;
  • Estudo ainda não confirmado de um hotel em Mangue Seco (BA).


Os executivos da rede reforçaram que a Vila Galé implementa ações de ESG em todos os empreendimentos, principalmente por meio da redução do desperdício de alimentos, minimização dos danos ambientais, desenvolvimento social e econômico das comunidades locais e Turismo responsável em destinos menos turísticos.

A PANROTAS viaja a convite da Vila Galé.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5245 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.