Leonardo Ramos   |   26/04/2018 10:51

Hotéis independentes representam 64,8% da oferta do País

Representatividade do segmento hoteleiro é trazida a tona durante I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes, realizado pela Nobile em São Paulo; detalhes


Emerson Souza
Presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, que organiza o I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes
Presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, que organiza o I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes

O papel do hoteleiro independente no cenário brasileiro nunca esteve tão claro quanto na pesquisa revelada nesta quinta (26) durante o I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes. De acordo com o estudo, dos 537,4 mil quartos disponíveis na oferta nacional, 64,8%, ou 347,2 mil deles, são de empreendimentos sem pertencimento a redes. Os dados são da pesquisa Brasil em Números 2017, realizada pela da Jones Lang LaSalle.

Os hotéis de marcas nacionais representam 17,3% dessa oferta, ou 93,2 mil quartos, pouco atrás das marcas internacionais, com 96,3 mil apartamentos - 17,9% do share no País.

"Já passou do momento do mercado realizar eventos voltados a um setor que representa mais da metade dos apartamentos disponíveis no Brasil", argumentou o presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, responsável por organizar o evento que acontece nesta quinta (26) com palestras que vão até as 18 horas.

Se contar apenas o número de empreendimentos, a representatividade das propriedades independentes cresce ainda mais: 89,1% dos hotéis do País, ou 9,1 mil deles, não contam com uma rede hoteleira por trás. As marcas nacionais correspondem a 5,6% deles, com 579 hotéis, e as internacionais, a 5,3%, com 548 propriedades.

TECNOLOGIA E VISIBILIDADE
Para Bertino, porém, falta para esse segmento uma maior oferta de soluções tecnológicas, como plataformas de fidelidade, e visibilidade - algo que tenta alcançar com a criação do Ameris by Nobile.

Emerson Souza
Evento reúne hoteleiros do País em São Paulo para debater segmento independente
Evento reúne hoteleiros do País em São Paulo para debater segmento independente

A nova marca, categorizada como softbrand pela empresa, visa proporcionar uma plataforma unificada para atuação junto a hotéis independentes do Brasil, com direito a benefícios de gestão, tecnologia e um sistema de GDS próprio - mas mantendo o hotel independente. A única contrapartida será a cessão de 10% do inventário para comercialização da Nobile.

"Anunciamos a um mês, mas lançamos hoje a nova marca, que já está aberta para negócios e parcerias com hotéis independentes", encerra.

Tópicos relacionados