Rodrigo Vieira   |   18/05/2020 14:13   |   Atualizada em 19/05/2020 14:36

Accor ganha novo aporte e chega a € 4 bilhões em caixa

Empresa assina acordo com seguradora e selo de higiene no combate ao novo coronavírus


Divulgação/ Accor Hotels
Seguindo exemplo da China, hotéis Ibis devem ser os primeiros da Accor a reabrir no Brasil
Seguindo exemplo da China, hotéis Ibis devem ser os primeiros da Accor a reabrir no Brasil
A Accor assinou um acordo com um consórcio de cinco bancos no qual assegurou 560 milhões de euros em crédito. O montante complementa os 1,2 bilhão de euros acertados pela rede em 2018 e chega para reforçar a posição de liquidez da empresa. Com o novo crédito, o caixa da Accor supera os 4 bilhões de euros, montante que a rede acredita ser o suficiente para sobreviver por mais de 40 meses.

A empresa já reabriu 250 hotéis desde o fim de abril, e tem 42% de suas unidades em operação. No Brasil, a Accor tem 340 hotéis, dos quais aproximadamente 275 estão fechados, enquanto outros funcionam basicamente para profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, como médicos, enfermeiros e tripulações. Em conversa com o Portal PANROTAS no final de abril, o presidente da Accor na América do Sul, Patrick Mendes, já falava na importância da liquidez e dos aprendizados que vêm de fora para traçar um plano de reabertura.

"Nos beneficiamos do fato de sermos grandes e termos experiência em outros países. Nós vimos o tsunami chegando. Fizemos longas conferências diárias com tomadores de decisão estrangeiros. Tudo o que foi sendo feito na Ásia estamos replicando aqui. Já temos um plano de reabertura para junho, começando com hotéis econômicos nos principais centros industriais do País", afirmou Mendes, em relação ao projeto em meio à pandemia.


Emerson Souza
Patrick Mendes, presidente da Accor na América do Sul
Patrick Mendes, presidente da Accor na América do Sul
"O robusto caixa da Accor internacionalmente nos traz solidez e segurança. Não queremos ser ingênuos ou arrogantes para dizer que está tudo bem, pois a situação é séria. Entretanto, temos marcas fortes e uma estrutura forte o que nos ajuda a amenizar essa angústia", completou o executivo em abril, portanto antes deste novo anúncio de crédito.

ACORDO COM SEGURADORA
Ao mesmo tempo em que anunciou o novo aporte, a Accor também confirmou negócio fechado com a seguradora Axa, para que seja fornecido suporte médico em seus cinco mil hotéis no mundo todo.

De acordo com a empresa francesa, essa parceria vai permitir com que os hóspedes se beneficiem das soluções da Axa e seus parceiros, como telemedicina gratuita, entre outras facilidades. Estará disponível a partir de julho.

PROTOCOLO DE HIGIENE E SEGURANÇA
A rede hoteleira fechou com a Bureau Veritas, um dos fornecedores líderes em testes, inspeção e certificação, uma parceria para desenvolver um selo que assegure os padrões de segurança e protocolos de limpeza em suas unidades.

O selo cobrirá tanto a acomodação quanto a restauração e definirá os padrões sanitários aplicáveis a todos os hotéis do grupo, bem como a outras redes e hotéis independentes.

O projeto foi realizado em parceria com médicos e epidemiologistas e foi desenvolvido em colaboração com proprietários e associações comerciais da Accor, como UMIH, GNC e GNI.

Tópicos relacionados