Filip Calixto   |   04/12/2020 14:47   |   Atualizada em 07/12/2020 10:13

Oyo Hotels oficializa home office até julho de 2021

A Oyo Hotels adotou o sistema de trabalho remoto em março deste ano como resposta à pandemia

Ainda com menos de dois anos de operação no Brasil, a rede de hotéis Oyo já teve uma mudança significativa de estrutura. Encorajada pela rotina que virou realidade durante a pandemia, a companhia decidiu manter o trabalho de sua equipe em formato remoto, pelo menos até julho de 2021. A determinação vale para as equipes de toda a América Latina e ainda prevê que depois do período estipulado o formato em vigor seja o modelo híbrido, que mescla home office com encontros presenciais.

Unsplash/Standsome Worklifestyle
A rotina home office é uma realidade na Oyo desde março
A rotina home office é uma realidade na Oyo desde março
A definição coloca pelos menos 150 colaboradores no Brasil para trabalhar de suas casas e ainda consiste no fechamento dos escritórios que a empresa utilizava em diferentes regiões pelo País. A companhia manterá apenas uma pequena sede presencial em São Paulo.

A head de RH da companhia para a América Latina, Luiza Gomide, lembra que a opção pelo home office começou a valer em março, antes mesmo que essa fosse a recomendação do poder público. Desde então a corporação procurou realizar adaptações para continuar prestando bons serviços e seguir capacitando seus colaboradores, além de investir para que os funcionários organizassem espaços mais confortáveis para trabalhar.

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Luiza Gomide é a head de RH da Oyo para a América Latina
Luiza Gomide é a head de RH da Oyo para a América Latina
“Adicionalmente, os apoiamos financeiramente para que fosse possível montar uma estação confortável de trabalho em suas casas, assim como uma bolsa auxílio mensal. Também montamos equipes multidisciplinares com o objetivo de estimular discussões sobre assuntos que fazem parte dos nossos valores, como diversidade, saúde e bem-estar, cultura e reconhecimento, os engajando em conversas positivas e necessárias”, reforça a executiva.

Também foi nesse período que a empresa implementou uma metodologia que delimita mais claramente os principais objetivos da empresa, os resultados-chave e outros indicadores. “Com isso, permitimos que os times estejam mais orientados e priorizem suas entregas e consigamos atingir nossas metas de forma leve e mantendo a motivação de todos”, aponta Luiza.

O fato de ter nascido como uma startup também facilitou o processo de implementação do home office na Oyo. “A tecnologia sempre fez parte do nosso dia a dia e, por isso, a adaptação na relação com os hoteleiros parceiros não foi muito grande, já que grande parte da comunicação era feita por meio das nossas plataformas e o contato era majoritariamente on-line”, justifica. “Com a pandemia, aceleramos ainda mais os processos de automatização de processos, o que facilitou ainda mais a integração com outras áreas. E mesmo o contato com novos parceiros ou prospects foram feitos de forma virtual desde o início e, salvo pouquíssimas exceções, ainda não encorajamos visitas presenciais”, completa.

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A marca hoteleira chegou ao Brasil há cerca de dois anos
A marca hoteleira chegou ao Brasil há cerca de dois anos
A questão financeira também é tida como um ponto positivo para o novo formato de trabalho. De acordo com a head de RH da companhia, no auge da crise a empresa abriu mão de todos os escritórios regionais, o que ajudou a manter o caixa saudável. Segundo comenta Luiza, a economia é tão significativa que a companhia pensa em maneiras de reverter esse capital em ações que possam melhorar o cotidiano de seus funcionários. “A nossa maior preocupação são as pessoas e continuará sendo”, diz.

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