Da Redação   |   15/07/2021 12:19

Após 43% de ocupação em junho, ABIH-RN prevê 50% em julho

A (ABIH-RN) constatou em junho, ocupação hoteleira média surpreendente de 43% em Natal e de 41% na Pipa

*Por Antonio Roberto Rocha, especial para o Portal PANROTAS

Cautelosa, porém otimista. Esta é a previsão dos dirigentes das principais entidades de classe do Turismo do Rio Grande do Norte quanto à retomada, ainda considerada lenta e gradual. Já o poder público do RN é mais efusivo e aposta em índices satisfatórios já neste atual momento, sobretudo devido ao fato de as empresas aéreas terem aumentado significativamente a oferta de voos para Natal em julho.

Divulgação
A (ABIH-RN), que constatou através de levantamento mensal, em junho, ocupação hoteleira média surpreendente de 43% em Natal e de 41% na Pipa/Tibau do Sul, informa que a perspectiva para julho não é das mais animadoras, ao contrário do mês anterior.

"Julho ficará em torno de 50%. E olha que esses 50% são para comemorar. Estou falando de uma média. O momento ainda é muito difícil. Tem hotéis com 30%, que sequer pagam o custo. Melhoras mesmo só em setembro e outubro, quando a vacinação for mais abrangente. Já as perspectivas para o verão são muito boas. É inegável", comenta Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares do RN, Habib Chalita, lembra que o prejuízo no setor é incalculável. "Só a perda de empregos diretos no Turismo do RN durante a pandemia já está em torno de 50 mil postos de trabalho. Hotéis, bares, restaurantes, bufês e casas de recepção, porém, se reinventaram e estão se adequando bem às exigências dos protocolos de biossegurança", reforça Chalita.

EVENTOS
Já o vice-presidente do Natal Convention Bureau, Leandro Martins, prevê que no próximo ano o setor de eventos, em Natal, voltará finalmente aos níveis pré-pandemia. Há muita reserva de espaço, segundo ele, já que houve vários eventos adiados.

Para este ano, a grande expectativa de faturamento, diz Martins, está no Congresso Brasileiro de Oftalmologia, de 21 a 23 de outubro, que prevê a participação de cinco mil pessoas em 15 espaços distintos: o pavilhão de feiras e 14 salas do Centro de Convenções de Natal.

"O momento atual já é razoável para o setor de eventos. As empresas organizadoras e montadoras estão voltando a trabalhar. Os decretos nos permitem uma programação para a carga total de participantes. Já dá para planejar", ressalta o vice do Natal CVB, diretor de uma empresa especializada em tecnologia para eventos, a Data Show Brasil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias