Filip Calixto   |   26/04/2022 17:04

70% das redes hoteleiras no País têm área de sustentabilidade

Pesquisa do Fohb mostra como redes que atuam no Brasil adotam ou não práticas sustentáveis


Divulgação
O resultado do estudo também mostrou que 92% das redes participantes põem em prática iniciativas de redução ou reciclagem dos resíduos produzidos pelos hotéis
O resultado do estudo também mostrou que 92% das redes participantes põem em prática iniciativas de redução ou reciclagem dos resíduos produzidos pelos hotéis
O Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) desenvolveu uma pesquisa acerca das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e de sustentabilidade entre as redes de hotéis associadas. A ideia, segundo informou a direção da associação, é identificar o atual momento da indústria hoteleira brasileira e como estão trabalhando esses temas.

Já coletados, os resultados foram avaliados positivamente e, segundo informou o Fohb, demonstraram comprometimento das redes com investimentos e escolhas de consumo focadas no cuidado com os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios.

Dentre as redes hoteleiras entrevistadas, 70% responderam que possuem uma área específica dedicada às práticas de sustentabilidade; e sobre as iniciativas de gestão dos resíduos plásticos e descartáveis, 85% declararam possuir práticas de redução dos produtos de uso único, como eliminação de canudos, garrafas plásticas e embalagens para amenities.

O resultado do estudo também mostrou que 92% das redes participantes põem em prática iniciativas de redução ou reciclagem dos resíduos produzidos pelos hotéis. Sobre o consumo diário das redes hoteleiras, 85% das entrevistadas afirmaram comprometimento com a prática em redução de desperdício de alimentos, enquanto 92% adotam medidas para redução do consumo de água e energia elétrica, como redutores de vazão de água em torneiras, chuveiros e descargas (adotada por 62% das redes), uso de lâmpadas de led (38%), painéis solares (23%) etc.

Esses últimos dados apresentam uma porcentagem relativamente baixa quando comparados aos outros indicadores, porque são ações bem específicas; tratam-se de práticas fundamentais que ainda estão evoluindo na maioria das redes participantes do estudo, mostrando que ainda existe um grande trabalho a ser desenvolvido.

Já ao serem questionados sobre diversidade e inclusão, 80% das redes afirmaram possuir diretrizes claras acerca da integração diversificada na empresa, possuindo políticas específicas voltadas aos públicos LGBTIQIA+, pessoas com deficiência, equidade de gênero, refugiados e étnico-raciais.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7164 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!