Filip Calixto   |   02/05/2022 09:58   |   Atualizada em 02/05/2022 10:10

Ocupação média de resorts sobe 15% no primeiro trimestre

Números foram mensurados pelo levantamento Radar Resorts Brasil

Em sua segunda edição, o Radar Resorts Brasil, que se propõe a analisar periodicamente o desempenho dos resorts brasileiros, mostra que esses estabelecimentos estão gradualmente recuperando o desempenho financeiro e de demanda.

Baseado numa comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o período igual dos dois últimos anos, o relatório mostra que a ocupação média subiu 15% em relação a 2020 e os indicativos de TrevPOR e TravPAR (índices que medem, respectivamente, a receita total por apartamento ocupado e a receita total por apartamento disponível) tiveram alta de 52% e 32%, respectivamente, também em ralação ao verificado há dois anos.

Divulgação/Cana Brava
Os estabelecimentos litorâneos subiram a ocupação média em 15%, acompanhando a média geral, e com o mesmo destaque para março, que teve 80% de alta
Os estabelecimentos litorâneos subiram a ocupação média em 15%, acompanhando a média geral, e com o mesmo destaque para março, que teve 80% de alta
Os números foram mensurados pela Resorts Brasil, que coletou dados de 27 empreendimentos que somam mais de dez mil quartos, em parceria com as consultorias STR e JLL, além de contar com as parcerias de Senac e ReviewPro.

Na análise geral dos principais números, feita por Edman Aquino Junior, gerente de Estratégia & Inovação na Aviva e Membro do Comitê de Inteligência de Mercado da Resorts Brasil, o primeiro trimestre de 2022 representou um suspiro para o setor de resorts. "Nos dois primeiros meses do ano, chegamos próximo a ocupação do período pré-pandemia mesmo com fatores como a ômicron e a alta nos preços das passagens aéreas. Os resultados de TREVPAR e TREVPOR se mostram satisfatórios, mas atenção total as inflações de custos internos que devem consumir parte desse resultado positivo", ponderou.

Num olhar mais detido sobre o primeiro trimestre, é possível perceber que, sobretudo nos índices de ocupação, o bom desempenho vem impulsionado pelo mês de março, que teve alta de 91% na comparação com dois anos atrás. Nos dois primeiros meses os números foram negativos, com quedas modestas de -4% e -6% na mesma comparação.

Já os índices financeiros foram positivos nos três meses, com destaque na alta de 161% no TravPAR de março e 39% no TravPOR de janeiro.

SEGMENTOS
O mesmo estudo separou por segmentos os resorts analisados. Nesse recorte, as propriedades foram divididas entre resorts de praia e resorts de interior.

Os estabelecimentos litorâneos subiram a ocupação média em 15%, acompanhando a média geral, e com o mesmo destaque para março, que teve 80% de alta. Ainda nos empreendimentos de praia, o TravPAR subiu 71% no trimestre e o TrevPOR teve alta de 48%.

Nos estabelecimentos do interior houve um boom na ocupação de março com alta de 131% na média do mês, o que elevou para 18% de acréscimo a média do trimestre. O TrevPAR também subiu 18% nos conjunto dos três meses e o TrevPOR caiu -1%.

Tópicos relacionados