Filip Calixto   |   12/09/2022 18:15

Falta de atratividade prejudica captação de talentos no Turismo

Mariana Aldrigui foi uma das palestrantes do Fórum Nacional da Hotelaria, evento do Fohb


PANROTAS / Emerson Souza
Mariana Aldruigui é professora doutora e pesquisadora da EACH/USP e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
Mariana Aldruigui é professora doutora e pesquisadora da EACH/USP e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP
Professora doutora e pesquisadora da EACH/USP e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui passou hoje (12) pelo palco do Fórum Nacional da Hotelaria. Em cerca de 30 minutos de fala, a especialista falou sobre a crise da mão-de-obra e a evasão de talentos no Turismo e na hotelaria, retomando assim um dos temas em alta nos debates do segmento.

Usando como apoio algumas pesquisas de mercado e sua experiência em sala de aula, Mariana reforçou que uma das causas para atual escassez de força de trabalho qualificada foi a chegada da pandemia. Nesse período, muitas empresas foram forçadas a dispensarem seus colaboradores, abrindo, assim, lacunas para outros nichos. Também nesse período, outras formas de trabalho, como o home office, foram fortalecidas.

"Não dá para imaginar que alguém que foi dispensado do trabalho ficou todo o ano de 2020 ou 2021 parado esperando as coisas voltarem. Provavelmente esse profissional já está recolocado e muitas vezes em outro setor. Mas quando saímos do Turismo, vemos que isso também se reflete em outras áreas", apontou. No caso do crescimento do trabalho em casa, a professora alega que, para muitos, o conforto de trabalhar em casa faz diferença na hora de escolher que carreira seguir e que oportunidade aproveitar.

A professora ainda fez questão de ressaltar que a procura pela formação universitária ligada ao setor tem caído, o que mostra que não há muito incentivo para o ingresso na área. Segundo ela, as inscrições para vestibulares em formações ligadas ao Turismo caíram 60%.

Mariana considera que outros setores tem trabalhado melhor para serem mais atrativos. "Nós, como setor, estamos falhando em colocar a mensagem clara mostrando as razões que fazem valer a pena entrar no Turismo ou na hotelaria", adverte.

Para a pesquisadora, é necessário concentrar os esforços na melhora da imagem da carreira, na fidelização e jornada de trabalho. E a solução é ter mais atenção em questões básicas, como remuneração, plano de carreira e benefícios para o trabalhador.

Tópicos relacionados